Notícias

Réveillon: Vitória suspende queima de fogos devido à pandemia

Publicada em 30/11/2020, às 18h31 | Atualizada em 30/11/2020, às 18h31

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Patricia Arruda


  • Trabalho decente e crescimento econômico

Flávio Almeida
Réveillon 2020 - Queima de fogos na Praia de Camburi
Tradicional queima de fogos não irá acontecer excepcionalmente este ano como medida de contenção do novo coronavírus (ampliar)

A tradicional queima de fogos que marca a virada de ano está oficialmente suspensa em Vitória devido à pandemia do novo coronavírus. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial de Vitória (página 9), com a revogação do pregão eletrônico n 003/2020, que teve como objeto a contratação de empresa para a realização de show pirotécnico de Réveillon.

A decisão segue a tendência de grandes capitais do País, como Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e João Pessoa, e de outras cidades do mundo que já anunciaram o cancelamento da queima de fogos para a virada de ano.

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, a reclassificação da capital no "Mapa de Risco Covid-19" para risco moderado foi fator decisivo para o cancelamento do evento.

"O Réveillon de Vitória é um dos maiores e mais tradicionais eventos do município. No ano passado, cerca de 200 mil pessoas acompanharam o show pirotécnico em quatro pontos diferentes da capital e tivemos uma ocupação hoteleira de 100% dos leitos. Temos feito a análise do avanço da doença dia após dia para definir ações e eventos da cidade. Publicamos o edital no mês de outubro, quando Vitória apresentava “risco baixo” de contaminação. No entanto, com o novo Mapa de Risco do Governo do Estado, decidimos pela revogação do edital e cancelamento do evento", lamenta.

Proteção

Krohling destaca ainda que o objetivo é evitar a aglomeração de pessoas e a disseminação da Covid-19 na capital. "O propósito maior será sempre a proteção da saúde e da vida das pessoas, buscando com seriedade e responsabilidade a adoção de medidas pautadas em recomendações dos especialistas da saúde para o enfrentamento ao coronavirus. Este é um momento em que todos precisam redobrar a atenção e seguir as orientações de segurança sanitária e distanciamento social", destaca.

"Estamos a todo o momento adotando medidas para evitar a propagação da Covid-19 (coronavírus). Devido ao aumento de casos do novo coronavírus, é importante que as pessoas adotem as medidas previstas no protocolo sanitário e se corresponsabilizem, além de manter o distanciamento social, a fim de evitar aglomerações, sendo essa uma orientação, inclusive, da Organização Mundial de Saúde como forma de prevenção", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.


Voltar ao topo da página