Notícias

Respeitável público! Vêm aí as Mostras Culturais dos Cajuns

Publicada em 21/10/2019, às 07h00

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
crianças participam do Teatro infantil na Mostra Cultural do Cajun Nova Plaestina
Apresentações de teatro e outras linguagens prometem encantar o público na Mostra Cultural dos Cajuns
Divulgação Semas
Mostra Cultural do Cajun Santo André
Encenações de dança e culturais também integram a programação

A tradição do circo e da capoeira aliada às linguagens do teatro, música e diferentes expressões artísticas. São as Mostras Culturais dos Cajuns, apresentações que envolvem cerca de 2 mil crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade e que reúnem experiências e conteúdos vivenciados por eles nos espaços ao longo do ano.

As apresentações começam na próxima terça-feira (22) e se estendem até o dia 5 de dezembro, sendo abertas aos familiares e comunidades. Este ano, o tema é "Caminhando Juntos além dos muros", ou seja, além das barreiras físicas, intelectuais, emocionais e territoriais.

Em todos os Cajuns, a programação vai revelar os aspectos artísticos, pedagógicos e sociais trabalhados por meio das linguagens culturais e esportivas, tudo resumido em apresentações de 60 minutos de duração.

Quem assistir aos espetáculos, segundo a orientadora social dos Cajuns, Muriel Falcão, vai se surpreender. "Serão 14 espetáculos culturais protagonizados por crianças e adolescentes de comunidades de vulnerabilidade social. São 14 oportunidades para conhecer a pontencialidade que essas crianças e adolescentes trazem consigo", diz Muriel.

Evolução

O objetivo pedagógico da Mostra Cultural é evidenciar o crescimento dos participantes, as superações e a descoberta de talentos, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. "Eles criaram, com criatividade e simplicidade, formas de expressar as vivências compartilhadas, o aprendizado e muito amor", diz a orientadora social Fabiane Souza.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Comunitários para Crianças e Adolescentes Caminhando Juntos (Cajun) é ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Calendário das Mostras Culturais

Outubro

Dia 22 - Santo André
Dia 24 - Bela Vista
Dia 30 - Conquista
Dia 31 - Engenharia/Itararé

Novembro

Dia 5 - Bonfim
Dia 7 - Sólon Borges
Dia 12 - Nova Palestina
Dia 14 - Caratoira
Dia 19 - Quadro
Dia 21 - Consolação
Dia 26 - P. Suá
Dia 28 - Andorinhas

Dezembro

Dia 3 - Romão
Dia 5 - Jaburu


Voltar ao topo da página