Notícias

Referência: Laboratório Central de Vitória é destaque em qualidade e eficiência

Publicada em 12/08/2022, às 17h05 | Atualizada em 12/08/2022, às 17h10

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Laboratório Central
Leonardo Silveira
Laboratório Central Municipal de Vitória. (ampliar)
Laboratório Central
Leonardo Silveira
Laboratório Central Municipal de Vitória. (ampliar)

Com equipamentos, estrutura e capacidade técnica únicos na rede pública do Estado, o Laboratório Central Municipal de Vitória (LCM) tem capacidade para realizar mais de 2 milhões de exames por ano. Mesmo durante a fase mais crítica da pandemia da Covid-19, período no qual a demanda de pacientes e, consequentemente, de exames diminuíram consideravelmente, o LCM manteve uma média de 4 mil análises por dia.

O Laboratório realiza 170 tipos de exames em diversas especialidades, tais como: bioquímica, hematologia, parasitologia, exames de marcadores tumorais, imunologia, urinálise, microbiologia e outros. Sempre utilizando tecnologia e maquinário de ponta, para testes como quimioluminescência, eletroquímica, cromatografia líquida de alta precisão (HPLC), para realização da hemoglobina glicada, dentre outras.

Para garantir que os munícipes de Vitória tenham o máximo de qualidade e eficiência nos exames realizados, o LCM realiza, diariamente, testes de controle interno no próprio maquinário e, mensalmente, por meio de um provedor de Controle de Qualidade Externo, o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). Esse é o mesmo controle externo utilizado por grandes laboratórios do Brasil.

"No Estado, há outros laboratórios semelhantes ao LCM apenas no setor privado. No setor público, Vitória é o único município capixaba que possui um laboratório central com a capacidade de realizar essa grande quantidade de exames", afirma a diretora do LCM, Regina Terrão.

A maior parte da demanda atendida pelo LCM vem da atenção básica nas 29 unidades de saúde da capital. Porém, o Laboratório de Vitória também atende os dois prontos atendimentos (PAs) da cidade, além do Centro de Referência em Infecção Sexualmente Transmissível, Centro Municipal de Especialidades e Centros de Atenção Psicossocial. Assim, o local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

O estabelecimento ainda possui um Sistema de Informática Laboratorial (SIL), que identifica todas as amostras com código de barras, permitindo mapear rapidamente os responsáveis por cada etapa de análise, desde quem realizou a solicitação do exame até quem assinou o laudo. Esse sistema também permite que os munícipes tenham acesso aos seus resultados e históricos pela internet, em página de acesso restrito, por meio da utilização de senha exclusiva e intransferível.

"Isso otimiza o trabalho e garante mais segurança e agilidade na liberação de resultados, bem como rastreabilidade ao processo", explica Regina Terrão.

O Sistema de Informática do Laboratório Central também está interligado ao sistema das unidades de saúde, facilitando o acesso aos laudos dos exames pelos profissionais de saúde que os solicitam, bem como ao histórico do paciente no sistema.

Laboratório Central Municipal de Vitória.

Qualificação da equipe

O Laboratório Municipal que funciona 24 horas, sete dias por semana, atendendo as demandas das 29 unidades de saúde, dois prontos atendimentos, Centro de Referência em Infecção Sexualmente Transmissível, Centro Municipal de Especialidades, Centros de Atenção Psicossocial e atendimento domiciliar (coleta de exames) para os pacientes acamados.

O time que atua no LCM é formado por 59 profissionais, entre farmacêuticos bioquímicos de nível superior,  técnicos e auxiliares de laboratório. Todos os profissionais de nível superior possuem pós-graduação e alguns deles mestrado e Doutorado.

A farmacêutica Vanessa Martinez, que atua no Laboratório e possui pós-doutorado na área, elogia a equipe e o fluxograma, além da tecnologia empregada no local. "As máquinas e softwares utilizados aqui nos ajudam muito, são de última geração. Mesmo quando comparamos com outros laboratórios que possuem essa tecnologia avançada, precisamos considerar que a demanda daqui é muito maior do que em laboratórios particulares, pois é a demanda de uma cidade metropolitana, com vários pontos de atendimento. Por isso, podemos afirmar que o Laboratório Municipal atende as demandas da cidade de forma excelente", declara.

Para o técnico de laboratório Fabrício Mathias Costa, atuar no LCM é motivo de orgulho. "Nosso laboratório publico pode ser comparado com grandes laboratórios privados em estrutura, uma vez que, temos em Vitória equipamentos de alta tecnologia e ofertamos exames laboratoriais com qualidade e agilidade, para a população da capital", afirma.

Laboratório Central
Leonardo Silveira
Laboratório Central Municipal de Vitória. (ampliar)
Laboratório Central
Leonardo Silveira
Laboratório Central Municipal de Vitória. (ampliar)

Voltar ao topo da página