Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Rede Bem Estar é finalista de Prêmio de Excelência em São Paulo

Publicada em

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Paula Falcão


Diego Alves
Plano de Ação Vitória Sustentável
Prefeito Luciano Rezende entregou prêmio "GovernArte" para equipe da Sub-TI

A Rede Bem Estar é finalista no Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública 2015, que anualmente premia as melhores iniciativas que têm foco em melhorar o atendimento ao cidadão, fortalecer os espaços de participação pública e aprimorar a gestão da administração pública.

Nesta terça-feira (18), representantes da Prefeitura de Vitória realizaram a apresentação do projeto no Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip), em São Paulo. O vencedor será premiado na quinta-feira (20).

Este ano, a Rede Bem Estar já ganhou dois prêmios: o GovernArte - "A arte do bom governo", promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (Estados Unidos); e o Connected Smart Cities, em São Paulo.

Sobre o projeto

André Luiz Silva Sobral
Atendimento médico
Rede Bem Estar interliga toda a rede municipal de saúde e gera informações em tempo real

A Rede Bem Estar interliga toda a rede municipal de saúde e gera informações em tempo real. Por meio do sistema, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) fica disponível para os profissionais de saúde, incluindo exames laboratoriais, exames de imagens e registros de visitas domiciliares. O acesso rápido ao histórico do paciente agiliza e qualifica as intervenções necessárias no momento do atendimento.

Além disso, o programa também permite a comunicação interna entre todos os profissionais de Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e gera relatórios de dados para várias finalidades, já que reúne diferentes tipos de informação. Seu uso evita uma série de problemas, como anotações ilegíveis, perda e extravio de documentos, rasuras e controle de acesso às informações.

Avaliação por torpedo

A Rede Bem Estar ainda conta com o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS, que foi implantado em 2014 com o objetivo de conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços prestados pela rede municipal. Em torno de 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-lo com uma nota. Com os resultados, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Sem papel

A redução de custos e a otimização de recursos também são benefícios da implantação da Rede Bem Estar. Os prontuários de papel não são mais necessários e, com a utilização da agenda eletrônica, é possível, já na recepção da unidade, obter a informação se o paciente já possui uma consulta agendada seja na própria unidade ou em qualquer outra unidade do município, além de ter acesso ao histórico das últimas consultas do munícipe.

A implantação da Rede Bem Estar (RBE) foi instituída pela lei municipal nº 8.601/2013 e seu funcionamento, organizado pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação (Sub-TI).