A realização de um grande sonho da comunidade escolar do bairro Nova Palestina tomou forma e está em fase de acabamento. A nova unidade do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, que substitui a atual estrutura, construída em madeira e mantida de forma provisória há 17 anos , será entregue à comunidade da Grande São Pedro no início do ano letivo de 2026, e funcionando em tempo integral.
Equipes da Prefeitura de Vitória realizaram uma visita técnica às obras que somam investimento de R$ 14,4 milhões. Participaram da visita o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o secretário de Obras, Gustavo Perin, além de lideranças comunitárias da região.
Pazolini destacou o impacto social que o novo equipamento trará para as famílias da região. "Este será um espaço moderno, seguro e acolhedor, que vai garantir uma educação de excelência em tempo integral. Isso significa mais oportunidades para as crianças e também para os pais e mães, que poderão estudar, se qualificar e trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estarão bem cuidados e aprendendo com qualidade", afirmou.
Com 12 salas de aula, duas salas multiuso, sala de artes, sala de leitura, sala de recursos, auditório com capacidade para 100 pessoas e ambientes totalmente climatizados, o novo Cmei também contará com sistema de energia fotovoltaica e espaços planejados para o bem-estar das crianças e dos profissionais da unidade. De acordo com o secretário de Obras, Gustavo Perin, a construção está em fase de acabamento.
"Estamos nos detalhes finais da obra, garantindo que cada espaço seja entregue com a qualidade que a comunidade merece. Em breve, o novo Cmei Geisla da Cruz Militão será uma referência em estrutura e conforto", destacou o secretário.
Atualmente, o Cmei Geisla atende 249 crianças em tempo parcial. Com a nova estrutura, a capacidade aumentará para 290 estudantes em tempo integral.
A entrega da nova unidade faz parte do conjunto de investimentos da Prefeitura de Vitória para ampliar o acesso ao tempo integral na rede municipal. Em 2021, a capital contava com apenas quatro escolas nessa modalidade. Hoje, são 41 unidades oferecendo educação em tempo integral.