Notícias

Quiosque da Curva da Jurema vai abrigar 3ª Cia do 1º Batalhão da Polícia Militar

Publicada em 27/07/2020, às 13h29 | Atualizada em 27/07/2020, às 13h56

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Wilbert Suave
Praia da Curva da Jurema após a obra de engordamento
Curva da Jurema vai abrigar Companhia da PM e quiosques mais modernos (ampliar)

O quiosque 1 da Curva da Jurema, que fica próximo aos monumentos Vitória 360º e dos Imigrantes Italianos, está sendo reformado e será cedido pela Prefeitura de Vitória para abrigar a 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

A medida, que já vinha sendo discutida entre o prefeito Luciano Rezende, o governador do Estado, Renato Casagrande, a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), empresários e as lideranças comunitárias do entorno, foi anunciada quando Governo e Prefeitura bateram martelo durante uma reunião virtual na manhã desta segunda-feira (27).

O prefeito lembrou que a nova Curva da Jurema, que recebeu obras de engordamento na areia da praia, vai ganhar também novos e modernos quiosques, como aqueles que já estão sendo modernizados em Camburi.

"Nós reservamos o primeiro quiosque para a segurança pública. Hoje, numa articulação do Governo do Estado com Prefeitura de Vitória, Guarda Municipal e Polícia Militar, nós decidimos utilizá-lo para a base da 3ª Companhia da PM, para que ela vá para esse local, estabilize a segurança pública ali e dê, num ponto turístico importante, a segurança que nós precisamos para os novos quiosques, para os banhistas, moradores e turistas da nossa cidade", resumiu o prefeito.

Parceria

O governador disse que essa ação mostra a parceria do município com o Estado e o desprendimento dos entes envolvidos no projeto, inclusive, empresários e comunidades.

"Essa ação deixa clara a parceria do município com o nosso governo. E é uma relação muito próxima. Temos outras obras importantes também para serem feitas em Vitória. O papel compartilhado com a Guarda Municipal tem ajudado muito o trabalho da segurança pública na capital", ressaltou Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre Ramalho, elogiou a iniciativa. "Todos os aspectos técnicos e de segurança foram observados nessa ação, e o local atende muito bem a Polícia Militar", disse ele, acrescentando e enaltecendo o apoio dado pela Guarda Municipal.

Reforma

A reforma do quiosque já está sendo executada pela PMV, com previsão de entrega para novembro, segundo o secretário municipal de Obras e Habitação, Weverton Moraes.

"A implementação da sede da 3ª Companhia da PM é um importante ganho para a segurança urbana em Vitória e para toda a população. Certamente será mais uma forma de coibir práticas criminosas na região, o que já é feito rotineiramente com o patrulhamento da Guarda Municipal e da Polícia Militar", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Wilbert Suave
Praia da Curva da Jurema após a obra de engordamento
Praia ganhou recentemente obras de engordamento da faixa de areia e também terá quiosques mais modernos (ampliar)

"É um equipamento muito importante para o turismo da cidade. A Curva da Jurema é um dos principais cartões-postais de Vitória e, desde a concessão que a CDTIV fez, já reservou aquele espaço para a segurança pública. E temos certeza que com os investimentos feitos ali, com projetos já aprovados pelo município, faltando apenas passar pelo crivo da Superintendência de Patrimônio da União (SPU), que é um grande parceiro na revolução dos quiosques de Vitória, é muito importante para os turistas que vão chegar e vão se sentir seguros, vendo uma cidade linda cuidando da atenção a eles com os novos quiosques e cuidando da segurança", disse o diretor-presidente da CDTIV, Renzo Nagen.

Região

A nova unidade da 3ª Cia na Curva da Jurema atenderá aos bairros Praia do Canto, Santa Lúcia, Praia de Santa Helena, Barro Vermelho, Santa Luíza, Ilha do Boi, Ilha do Frade, Enseada do Suá e Praia do Suá. Essa é uma demanda antiga dos moradores, comerciantes e frequentadores da área.

Matéria relacionada

Guarda Municipal ocupará antiga base da PM na Praia do Canto


Voltar ao topo da página