Notícias

Quase metade das US registra menos faltas a consultas do que meta de todo ano

Publicada em 07/06/2019, às 14h45 | Atualizada em 07/06/2019, às 18h33

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
Confirma Vitória: ferramenta contribuiu para a otimização das vagas disponíveis na rede municipal de saúde

No mês de maio, as unidades de saúde de Vitória registraram uma média de 17,16% de faltas às consultas médicas agendadas. O número está abaixo da meta estipulada para 2019: 18%. Em 2018, a média era de, aproximadamente, 20%.

Das 29 US, 13 ficaram abaixo do índice: Jabour, Maria Ortiz, Jardim Camburi, Ilha de Santa Maria, Jardim da Penha, do Quadro, Praia do Suá, Maruípe, da Penha, Grande Vitória, Bonfim, Santa Luiza e Santo André.

Em maio de 2019, graças ao Confirma Vitória, 6.293 consultas que seriam perdidas puderam ser reaproveitadas por outros pacientes.

Jabour

A US que teve menor percentual de faltas no mês passado foi a de Jabour, que registrou 10,36% de faltas entre as consultas agendadas e confirmadas.

A diretora da US, Adriana Santos Ferras, acredita que esses resultados são fruto do empenho da equipe em sensibilizar os usuários sobre a importância de não perder a consulta.

"Nossos servidores se empenharam em conscientizar a comunidade, que se tornou consciente quanto à importância de confirmar a consulta ou de até mesmo desmarcar, gerando assim oportunidade para outros se consultarem. Fico muito feliz com essa conquista", afirma.

Confirma Vitória

Após a marcação da consulta, o usuário recebe um torpedo oito dias antes da consulta solicitando a confirmação ou o cancelamento no sistema. O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias de antecedência pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online).

As consultas canceladas ou não confirmadas retornam para o sistema, sendo novamente disponibilizadas para outros pacientes.

A ferramenta foi desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI). "Quando pensamos o Confirma Vitória, tínhamos a certeza que se trataria de uma poderosa ferramenta de gestão. Com ele, já estamos ampliando em muito o número de vagas disponíveis para a população. As faltas que voltam para o sistema fazem com que as pessoas não fiquem mais tanto tempo à espera", disse o titular da pasta, Márcio Passos.

Meta

Em parceria com a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem como meta diminuir o índice de faltas para 20% em 2018, 18% em 2019 e 16% em 2020.

Neste ano, os índices de faltas nas 29 unidades de saúde foram:

  • abril, de 18,42%
  • março, de 18%
  • fevereiro, de 19,40%
  • janeiro, de 17,26%.

Voltar ao topo da página