Notícias

Quase 100 pessoas imunizadas contra Covid na capital no primeiro dia

Publicada em 19/01/2021, às 18h15 | Atualizada em 19/01/2021, às 20h32

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
Secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, em visita ao Asilo de Idosos de Vitória no dia da Vacinação contra o Covid 19
Asilo dos Idosos foi primeiro local a receber as doses da vacina contra a Covid (ampliar)

Tão logo as primeiras doses da CoronaVac chegaram à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), na manhã desta terça-feira (19), as equipes se organizaram e logo iniciaram a imunização no Asilo dos Idosos de Vitória. Alguns deles, com dificuldades de locomoção, com saúde debilitada e frágeis fisicamente.

A vacina era muito esperada não só pelas pessoas acolhidas no local, mas também pelos profissionais de saúde que atuam nesta Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Por isso, a rede municipal de saúde adotou cuidados especiais e se preparou para levar os imunizantes até a entidade.

No primeiro dia de vacinação contra a Covid, 92 pessoas receberam a primeira dose no Asilo de Idosos de Vitória, sendo 64 idosos e 28 profissionais que trabalham no local.

A capital recebeu 4.769 doses nesta primeira etapa. Dessas, 600 serão destinadas a pessoas que moram em ILPIs e profissionais que atuam nesses locais. As outras doses serão aplicadas em profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus.

"O primeiro dia de vacinação foi tranquilo, com tudo correndo dentro do esperado. Nossa expectativa é continuar imunizando esses grupos prioritários nos próximos dias", declara a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen.

Primeiros vacinados

Jansen Lube
José Firmino, 93 anos, residente do Asilo dos Idosos foi o primeiro cidadão de Vitória a ser vacinado contra o Coronavírus
Primeiro a ser vacinado em Vitória foi o idoso José Firmino, de 93 anos, ao lado do prefeito da capital, Lorenzo Pazolini (ampliar)

O primeiro a ser vacinado em Vitória foi o idoso José Firmino, de 93 anos. Natural de Governador Valadares (MG), ele mora no Asilo dos Idosos de Vitória desde 2000, quando deixou a condição de pessoa em situação de rua. "Estava esperando há muito tempo por essa vacina. Senti muita firmeza com a vacinação e agora me sinto muito melhor", declara o idoso, que já faz planos de arranjar uma namorada, agora que está imunizado.

Já o primeiro profissional da saúde a receber a vacina foi a cuidadora de idosos Márcia Regina dos Santos Evangelista, 52 anos, e que trabalha no Asilo de Idosos há 7. "Esse é um momento único, em que todos têm um objetivo em comum. Essa vacina vem somar aos esforços de todos no combate à Covid e ela também nos lembra a importância de todas as vacinas já criadas para proteger toda a população. E enquanto todos não tomarmos as vacinas, precisamos continuar cuidando uns dos outros", afirma.

Unidades ainda não vacinam contra a Covid-19

Nesta primeira etapa da vacinação, as equipes de saúde estão indo até o público-alvo da campanha, em hospitais e abrigos. Portanto, as unidades básicas de saúde ainda não estão imunizando contra a Covid-19.


Voltar ao topo da página