Notícias

Qualidade de vida: PMV dá ordem de serviço para reforma de piscinas do Tancredão

Publicada em 15/08/2022, às 12h45 | Atualizada em 15/08/2022, às 13h02

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades

André Sobral
Assinatura da ordem de serviço para reforma das piscinas do Tancredão.
Assinatura da ordem de serviço para reforma das piscinas do Tancredão. (ampliar)
André Sobral
Tiozinho, como é conhecido o paratleta de natação Waldir Alvarenga Junior.
Tiozinho, como é conhecido o paratleta de natação Waldir Alvarenga Junior. (ampliar)

A Prefeitura de Vitória vai reformar as piscinas do Parque Municipal Tancredo Neves, o Tancredão, fomentando a prática de atividades físicas e promovendo o bem-estar dos munícipes. Em 2019, as duas piscinas do complexo esportivo, localizado em Mário Cypreste, começaram a apresentar vazamentos no encanamento e descolamento dos pisos.

A ordem de serviço foi assinada na manhã deste sábado (13), com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, dos secretários de Obras, Gustavo Perin, e de Esportes, Sandro Parrini, além de outras autoridades.

"É uma felicidade estar aqui hoje nessa manhã de sábado unindo gerações, as crianças do projeto do Carioca e nossas vovós dando show de vitalidade. É essa a cidade que nós acreditamos, de uma construção coletiva. Hoje nós temos espaço para ouvir todos que queiram o bem da nossa cidade. É muito bom estar liderando um projeto que acredita nas pessoas. Parabéns a todas as equipes pelo trabalho. O poder público não tem a capacidade de fazer tudo, mas quando a gente se une a iniciativas como essas, de promoção do esporte, a gente é capaz de fazer mais e melhor", afirmou o prefeito.

Pazolini chamou a atenção ainda para os investimentos que vêm sendo feitos na área esportiva para a cidade de Vitória, que busca retomar seu protagonismo para fomentar e receber competições das mais diversas modalidades.

"Construir e refazer uma cidade não é fácil. Assumimos a nossa gestão talvez no momento de maior desafio da história moderna. Só em relação ao esporte, estamos fazendo, em Jardim Camburi, uma arena de beach soccer, que será a casa da modalidade. No bairro da Penha, onde as pessoas acharam que não era possível construir nada, estamos fazendo uma quadra e em breve estará inaugurada. Aqui, fizemos uma visita técnica, e eu disse ao (secretário) Gustavo, vamos fazer o certo. A obra terá data de começo, meio e fim. Na comunidade da Garrafa, nós já entregamos a quadra, que é o único espaço de lazer do bairro. Nós vamos devolver essas piscinas para os reais donos dela que são os usuários. Vamos abrir tudo, refazer a base, vamos botar estrutura para que essa piscina não fique fechada novamente. Hoje nós temos uma base sólida. Nós tivemos que requalificar o gasto público para fazer entregas para cidade. E faremos ainda muito mais", destacou o prefeito.

Plano Vitória

A obra faz parte do Plano Vitória, com investimentos de R$ 1 bilhão, até 2024, lançado em setembro do ano passado pelo prefeito Lorenzo Pazolini. O Plano Vitória é fruto do ajuste fiscal e financeiro realizado pela atual gestão e prevê ações em educação, saúde, infraestrutura, mobilidade, urbanização, habitação, equipamentos esportivos e culturais e tecnologia.

"Hoje é dia de alegria e felicidade. Muita coisa nós vamos entregar na cidade de Vitória. As meninas da hidroginástica nos cobram muito esse espaço e muito em breve estarão de volta aqui no Parque Aquático do Tancredo, e todos os projetos sociais que precisam desse espaço. Esse evento é o mais marcante da nossa gestão à frente da Semesp até agora. E só é possível estarmos aqui pelo zelo, respeito e trato do recurso público, para entregar para a cidade o melhor. Muita coisa bacana virá ainda. Aproximadamente, iremos atender 2,5 mil pessoas por mês depois da entrega das nossas piscinas. Obrigado", disse o secretário de Esporte, Sandro Parrini.

Expectativa para retornar às piscinas

Atletas, jovens talentos e usuários das piscinas do Tancredão não veem a hora de dar o primeiro mergulho nos equipamentos renovados e com segurança para a prática esportiva e o exercício físico.

Tiozinho, como é conhecido o paratleta de natação Waldir Alvarenga Junior, 46 anos, quer voltar a competir no "quintal de casa".

"Sempre pratiquei esportes. Mas após o acidente que sofri de carro, eu entrei num quadro depressivo e foi na natação que eu encontrei a forma de viver novamente. O Tancredão é uma referência, por ser capixaba, morador de Vitória, ter um espaço desse é superimportante para atrair competições para nossa casa. Espero poder competir aqui novamente, treinar num espaço adequado ao esporte paralímpico de alto rendimento e ver, novamente, este parque aquático como referência para os projetos sociais", afirmou o paratleta.

Representando a turma da hidroginástica, a senhora Aidomides Lobato de Vasconcelos, 69 anos, já imagina as piscinas de novo cheias de água para a prática de exercício físico do grupo.

"Eu faço hidroginástica aqui desde que abriu e fiquei muito triste quando tivemos que mudar de lugar porque não tinha mais condição da gente usar as piscinas. Agora a gente espera que a reforma venha logo, porque aqui é muito bem melhor, é mais qualidade de vida pra nós. A gente agradece", disse.

À frente do projeto Galerinha de Esportes, que atende 80 crianças na região de São Pedro, o instrutor de natação Paulo Carioca espera que, com a reforma das piscinas, consiga receber ainda mais crianças em sua iniciativa social.

"Eu represento 80 crianças de São Pedro. Há 13 anos tenho esse projeto. Infelizmente, há dois anos, aconteceu o vazamento das piscinas e estamos sendo atendidos em outro núcleo. Mas o Tancredão é a nossa casa. E finalmente essa obra vai sair. Em nome da minha galerinha, quero agradecer. E, voltando ao Tancredão, quem sabe esse número dobra. Isso faz muita falta pra gente. Fico imensamente alegre de saber que essa gestão vai botar as piscinas em condições de serem usadas", destacou.

A reforma

Foi observada a necessidade de adaptar as piscinas às normas de uso desses equipamentos públicos e adaptação para pessoas com deficiência. A última intervenção ocorreu em 2011. A reforma tem a finalidade de proporcionar a realização de maior número de eventos aquáticos esportivos no município, além de aumentar a disponibilização de matrículas para aulas de natação e hidroginástica no Tancredão.

"Esse daqui foi o primeiro lugar que a gente visitou quando assumimos a gestão. O secretário Sandro fez questão de trazer a equipe da Semob aqui para ver a situação, que não é simples, não é só trocar revestimento, como já foi feito no passado, é preciso corrigir um erro de projeto, é uma intervenção da engenharia para resolver. Nós temos o compromisso de fazer e entregar uma obra de qualidade para todos os projetos sociais que estão aqui e aqueles que ainda virão quando as piscinas estiverem prontas", pontuou o secretário de Obras, Gustavo Perin.

Na reforma, serão substituídas as instalações de recirculação de água das piscinas e as grelhas de todos os ralos de fundo das duas piscinas por grelhas do tipo antiaprisionamento e instaladas tampas de segurança nos dispositivos de aspiração.

"Vitória por ser uma ilha precisa incentivar o esporte aquático, a natação e todos eles. Aqui temos uma estrutura maravilhosa e que deve ser bem utilizada. O parque aquático do Tancredão, com as duas piscinas e a arquibancada, tem potencial para ser o maior centro de esportes aquáticos do nosso Estado", disse o vice-presidente da Federação Aquática Capixaba, Bem Hur Ferreira.

Para a área de duchas, haverá substituição dos revestimentos do piso e parede, assim como troca dos chuveiros e complementações dos registros indicados em planta. As tampas dos ralos existentes serão do tipo escamoteável em aço inox. Também haverá limpeza da tubulação até a caixa de passagem pluvial, localizada atrás da área de duchas.

As obras foram contratadas por R$ 1.200.708,11, com prazo de conclusão de 240 dias.

André Sobral
Assinatura da ordem de serviço para reforma das piscinas do Tancredão.
Assinatura da ordem de serviço para reforma das piscinas do Tancredão. (ampliar)
André Sobral
Assinatura da ordem de serviço para reforma das piscinas do Tancredão.

Voltar ao topo da página