Notícias

Projovem tem cinco finalistas no Festival Autoral Pandêmico

Publicada em 02/07/2020, às 16h20 | Atualizada em 02/07/2020, às 18h25

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Semas
Festival Pandêmico
Jovens de Vitória estão concorrendo a prêmios com suas criações no Festival Pandêmico (ampliar)

Criatividade e sensibilidade. Cinco jovens dos Projovens de Maruípe, Santo André e São Pedro estão entre os finalistas do Festival Autoral Pandêmico, criado para incentivar a produção cultural capixaba entre os adultos e adolescentes sobre a realidade social, psicológica, política e econômica durante a pandemia do coronavírus.

O resultado sairá no domingo (5), a partir das 18 horas. Eles estão concorrendo com duas músicas e três poemas, todos na categoria infantojuvenil. Os vídeos estão disponíveis no Instagram @festivalficoemcasa. Agora, os finalistas estão passando pelo voto popular, a partir de curtidas e notas das duas primeiras fases do evento.

Na categoria infantojuvenil, serão escolhidas duas obras inéditas (música e poesia). O mais votado em cada uma delas receberá o prêmio de R$ 500.

Música

Jamily Cardoso dos Santos (Pandemônio), 17 anos
https://www.instagram.com/tv/CCHiJeBD5ai/?igshid=13cyk5oc2dzrb

"Estou empolgada. Fico feliz por participar e conseguir vencer um início de depressão após dar entrada no concurso. É importante eu ter sido a única mulher do Projovem a estar classificada para a final, pois o meu rap fala sobre o machismo, além de outros tipos de violência, e incentivo as mulheres a denunciarem".

Jodson dos Santos Ferreira (Na batida contra a covid), 16 anos
https://www.instagram.com/tv/CCHiCSvjX9F/?igshid=ph2cobr8oiqj

"Confesso que eu estou com meu coração bem acelerado, ainda mais que eu sofro de ansiedade. Quando escrevi o poema, era para expressar que a vida não está fácil. Coloquei tudo no papel, o que via e o que sentia em minha volta. Agora, depois de ser um dos finalistas, tenho a certeza que a vida vai melhorar. Desde pequeno sou voltado para a cultura do hip-hop e tenho como minha válcula de escape".

Poesia

Hugo Santos Santiago (Nação Abandonada), 16 anos
https://www.instagram.com/tv/CCHj1QijIvq/?igshid=k5h1bkqztglp

"Como gosto de leitura, fica mais fácil para juntar as ideias. Tenho uma coleção de livros aqui em casa, seja de história até autoajuda. Tenho muito incentivo da minha mãe, meu tio e meus amigos. Fiz a oficina de Cordel no Projovem, e isso acabou me despertando depois também para o festival. Foi um grande desafio participar".

Rafael Sizenando dos Santos (Isolamento de um menino), 16 anos
https://www.instagram.com/p/CCHjxaSDwh9/?igshid=hob10n1v4yki

"Eu estou realmente muito feliz. Eu só fui escrevendo o que vinha na minha cabeça. Como se fosse um desabafo e estivesse conversando com alguém".

Andrey Cláudio Ferreira (Dá uma sugada), 16 anos
https://www.instagram.com/tv/CCHjpC3j7c3/?igshid=3cxu9z8302ls

"Fiz uma crítica à política e à sociedade sobre este momento que estamos vivendo de pandemia. Junto a isso, as mortes dos jovens pela milícia. Gosto muito de ler mangar e, quando leio jornais, busco mais assuntos sobre política".

Potencial

"Acreditamos no potencial da juventude que trabalhamos, e esse resultado vem para mostrar que estávamos certos em incentivar a inscrição desses jovens no Festival Pandêmico", disse a educadora social Karine Juvêncio.

"Independente do resultado, todos são vencedores, os 17 que participaram. Foram dois meses de muito trabalho, ainda não acabou. Todos comemoraram, mostrando união e força com quem foi para final. Mais uma vez, o poder da palavra falada e escrita unindo, emocionando, fazendo o pensar e agir se movimentar. É a voz da juventude periférica ecoando para além do território", afirmou o educador social Kleber Marins.

"Parabéns aos nossos jovens e também aos nossos educadores que os incentivaram a cada poema e música", declarou a gerente de Atenção à Família da Proteção Social Básica, Roseane Fernandes.

Superar

"Temos que valorizar todos os jovens e educadores dos Projovens que, com muita criatividade, tiveram um olhar ampliado e crítico deste momento que estamos vivendo. Vocês já são vencedores e merecem nossos aplausos", comemorou a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.


Voltar ao topo da página