Notícias

Projeto Vitória Cidade Limpa leva Educação Ambiental para Gurigica neste sábado

Publicada em 18/10/2019, às 16h35 | Atualizada em 18/10/2019, às 17h43

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Vitória Cidade Limpa
Atividades de Educação Ambiental integram o projeto Vitória Cidade Limpa (ampliar)

O descarte correto de resíduos é o tema das ações educativas do projeto Vitória Cidade Limpa, que será realizado neste sábado (19), das 9 às 13 horas, na rua José Barroso, no bairro Gurigica.

A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Juliana Sardinha, conta que o objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a importância da separação, do acondicionamento e do descarte adequado dos resíduos e dos horários de coleta de lixo.

"A ação faz parte da programação da festa do Dia das Crianças que está sendo realizada pela Associação de Moradores de Gurigica, com o apoio da Prefeitura de Vitória. No evento, haverá atividades educativas, recreativas, orientações e muita animação para crianças e adultos da região".

Educadores ambientais do Centro de Educação Ambiental da Mata da Praia e da Pedra da Cebola farão diversas atividades educativas e de sensibilização juntos aos participantes.

Jogo Separe os Resíduos

Nessa atividade, crianças e adultos poderão aprender e entender a forma de descarte de vários tipos de lixo.

Jogo Pescaria Ecológica

Nesse jogo, cada jogador poderá identificar os resíduos jogados irregularmente e convidados a auxiliar na retirada desses materiais.

Jogo Decomposição dos Materiais

Esse jogo interativo possibilita que os participantes conheçam o tempo que cada resíduo leva para se decompor no ambiente, fazendo com que reflitam sobre a importância de cada indivíduo fazer a sua parte no processo.

Abordagem educativa

Além dos jogos e atividades, os educadores ambientais realizarão abordagens educativas com o intuito de sensibilizar a população para a segregação, o acondicionamento e o descarte adequado dos resíduos.

Consumo responsável

O objetivo é ensinar a crianças e adultos o reaproveitamento e como é possível diminuir a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários.

Educação Ambiental

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, aponta que a Educação Ambiental possibilita que a população se sensibilize e se preocupe com as temáticas ambientais, entendendo a importância de mudar hábitos, valores e atitudes no dia a dia.

“Por meio das ações de Educação Ambiental, a Semmam está constantemente em busca das mudanças de atitudes das comunidades nos bairros e nas escolas para que cada pessoa possa ser um agente de transformação e se torne multiplicador dos conhecimentos recebidos", disse.


Voltar ao topo da página