Notícias

Projeto Praia Limpa tem participação de aproximadamente 200 pessoas

Publicada em 10/01/2022, às 17h55 | Atualizada em 10/01/2022, às 17h59

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Projeto Praia Limpa tem participação de aproximadamente 200 pessoas

Aproximadamente 200 pessoas participaram das primeiras ações do Projeto Praia Limpa, realizadas em Camburi e na Ilha do Boi, no último final de semana (8 e 9). Ora debaixo de chuva, ora sob calor intenso, equipes do projeto, parceiros, voluntários e frequentadores das praias realizaram o plantio de mudas de restinga e a limpeza da Ilha do Fato e da Prainha do Ilha Acústico, no sábado.

No domingo, foi feita a limpeza da praia na Ilha do Boi. Nos dois dias, a ação de educação ambiental foi finalizada com a composição de mosaicos a partir dos resíduos coletados pelos voluntários: plásticos, latas, vidros e vários objetos descartados de forma irregular e que comprometem todo o ecossistema costeiro.

O prefeito Lorenzo Pazolini fez questão de participar do projeto e iniciou o plantio das mudas. "Em um ano de gestão, estamos mostrando nosso compromisso com o meio ambiente. Lançamos programas robustos como o VixFlora e o Fonte Viva e uma série de ações voltadas para a preservação ambiental, ao mesmo tempo em que criamos um ambiente propício para o crescimento econômico da cidade e para a geração de renda para nossa população, com ética, retidão e desenvolvimento sustentável", disse.

Outra ação importante foi desenvolvida pelos educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), que conversaram com trabalhadores e clientes dos quiosques K1 ao K6 de Camburi sobre os cuidados necessários para a preservação do ambiente praial e realizaram a afixação de cartazes educativos.

Foto Divulgação
Projeto Praia Limpa tem participação de aproximadamente 200 pessoas

Próximas ações

Para alcançar ainda mais pessoas, o Praia Limpa será realizado todos os finais de semana deste mês (Veja o calendário abaixo), sempre das 8h30 às 12h.

• Dia 15, sábado - Curva da Jurema (Ponto de Encontro: Praça da Ciência)
• Dia 16, domingo - Praia de Camburi (Ponto de encontro: Soe de Jardim da Penha)
• Dia 22, sábado - Ilha do Frade (Associação de Moradores Samifra)
• Dia 23, domingo - Prainha de Jesus de Nazareth (Prainha)
• Dia 29, sábado - Praia de Camburi (Ponto de encontro: Atlântica Parque)
• Dia 30, domingo - Prainha de Santo Antônio (Academia Popular)

Foto Divulgação
Projeto Praia Limpa tem participação de aproximadamente 200 pessoas

O projeto é realizado há mais de 20 anos, com o objetivo de sensibilizar a moradores e turistas sobre a importância de adotar atitudes corretas para o bom convívio social e para preservação da vida marinha e de todo o ecossistema praial. As ações tratam de temas como a importância do descarte correto de resíduos, guarda responsável de animais domésticos, preservação da vegetação de restinga e a compreensão das placas de balneabilidade nos 26 pontos de monitoramento da qualidade da água em Vitória.

O Praia Limpa é realizado pela Semmam, por meio da Gerência de Educação Ambiental. A ação desse fim de semana contou com a participação do Projeto Vitória da Restinga/Vale, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Projeto Vepema, associações de moradores, coletores de resíduos, Projeto Tamar, Instituto Canal, Salva Mar e servidores da Vigilância Sanitária e do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (esses dois, da Secretaria Municipal de Saúde).


Voltar ao topo da página