Notícias

Programa Vitória da Castração Animal: quinta (07) é dia de palestra educativa

Publicada em 30/06/2022, às 16h00

Por Fernanda Sant'Anna, com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Vida terrestre

André Sobral
Milésima castração

As palestras sobre educação sanitária, bem-estar animal e guarda responsável, para os tutores que tiveram os cadastros aprovados no Programa "Vitória da Castração Animal", acontecerão em três datas neste mês de julho, nos dias 07, 15 e 28, na Casa do Cidadão, em Itararé.

A primeira palestra ocorre na próxima quinta-feira (7), às 17 horas. Na quarta-feira (15), será às 14h. E o último encontro do mês será na quinta-feira (28), às 17h. Esta é uma etapa fundamental e obrigatória para conseguir castrar o animal pelo programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Importante lembrar que o tutor deve agendar o melhor dia para participar. Para isso, basta acessar o Portal Bem-Estar Animal, clicar no campo "entrar", inserir login e senha e informar os dados do animal. Então, será apresentado o calendário para escolha e agendamento da data. No dia da castração, os participantes devem levar seus documentos de identificação, entre eles, o documento oficial com foto e comprovante de residência.

A subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-estar Animal, Cristiane Stem, destaca a importância da presença dos tutores nas palestras. "As palestras educativas são uma etapa importante para o Programa Vitória da Castração Animal. Elas orientam sobre o pré e pós operatório dos animais e, também, das obrigações, direitos e deveres dos tutores como a guarda responsável, educação sanitária e bem-estar dos animais. O cuidado de uma guarda responsável, não é apenas fornecer água e comida ao animal, mas cuidados como vacinação e consultas veterinárias", ressalta Cristiane.

Programa Vitória da Castração Animal 

O Programa Vitória da Castração Animal, instituído pelo Decreto nº 19.816/2021, é a primeira política pública de fluxo contínuo no Espírito Santo voltada para o controle populacional de cães e gatos, para o bem-estar animal. Desde o início das cirurgias, em janeiro de 2022, já foram realizadas mais de 1200 castrações.

Além da esterilização cirúrgica, o Programa prevê microchipagem, com realização de exames laboratoriais pré-operatórios, fornecimento de medicamentos e materiais utilizados durante os procedimentos cirúrgicos e pré-cirúrgicos, assim como a medicação pós-cirúrgica.

O projeto prevê investimentos de mais de R$1 milhão para a realização de 3 mil procedimentos por ano de esterilização cirúrgica, bem como registro dos animais que serão identificados por meio de microchip associado ao CPF dos tutores.

Os animais castrados são mais facilmente adotados, o que também fortalece a causa dos protetores. Além da esterilização cirúrgica (castração), o Programa contempla a realização de exames clínicos e laboratoriais, fornecimento de materiais e medicamentos em todas as etapas do processo operatório e pós-operatório, minimizando os riscos de óbito.


Voltar ao topo da página