Notícias

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil intensifica ações na capital

Publicada em 02/07/2020, às 09h43 | Atualizada em 02/07/2020, às 17h23

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Semas
Campanha Peti
Cartazes de conscientização contra o trabalho infantil foram afixados em estabelecimentos comerciais da capital (ampliar)

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Vitória (Peti) reforça as ações de conscientização sobre a temática e reflexões acerca da proteção de crianças e adolescentes. 

No Instagram do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), são divulgadas campanhas sobre "Trabalho Infantil", "Sexualidade", "Evasão Escolar", "Exploração Sexual" e "Casamento Infantil". O perfil é @creasvitoria .

A cada semana, são disparadas imagens em GIF´s pelo WhatsApp para educadores da rede socioassistencial do município. 

Em junho, foram entregues 1,5 mil kits com atividades lúdicas sobre trabalho infantil para famílias acompanhadas em mais de 30 territórios da cidade, numa parceria com o Cajun. O Peti participou também de debates em lives com diversos parceiros, como OAB-ES, Ufes, Ministério Público do Trabalho e Setades, contribuindo para difusão da temática.

Em parceria com a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), foram distribuídos 150 cartazes tratando da temática em mercados, farmácias, padarias e serviços da saúde e assistência social de Vitória.

Satisfação

"Sinto uma satisfação muito grande em atender nossas famílias. Chamo as crianças que participam das oficinas de forma carinhosa de meus 'Paefinhos'. Consigo ter um vínculo muito legal com elas por causa dessa forma diferenciada que a gente procura atender as famílias que passam por violações de direito e, quando chegam ao Creas, sentem-se abraçadas. Fico muito feliz com a rapaziada que consegue ingressar no Adolescente Aprendiz por nosso intermédio. É uma sensação inexplicável para mim, pois os olhos deles brilham de felicidade, pois eles poderão ter suas coisas de forma bem legal e formal", declarou o educador social do Creas Wagner Bertole.

"Acredito na democratização do saber jurídico como forma de superação de violações. No momento em que pudemos compartilhar com os mais vulneráveis esse conhecimento, esses deixarão de ser massa de manobra nas mãos de uma minoria interessada tão somente em atender suas necessidades e desejos em detrimento da maioria. Não me basta apenas saber e fazer, me cabe transmitir o que sei aos que me rodeiam", disse a assessora jurídica do Creas, Flavia Pereira Smith.

Filmes

"Publicamos quatro vídeos com artistas capixabas do movimento hip hop que abordaram temáticas como abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, as consequências do trabalho infantil no tráfico de drogas, entre outros assuntos. Apresentamos para o conjunto de trabalhadores e para a rede de serviços nove materiais que debatem temas pouco tratados acerca do trabalho infantil, como casamento infantil, exploração sexual e trabalho doméstico. Acreditamos que essas iniciativas colaboram para seguirmos firmes na luta contra o trabalho infantil nesse contexto adverso desencadeado pela pandemia", explica o referência técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Thauan Pastrello.


Voltar ao topo da página