Notícias

Profissionais de saúde participam de capacitação sobre hanseníase

Publicada em 12/11/2019, às 16h35

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Formação Hanseníase Etsus
Capacitação "Diagnóstico e Manejo Clínico da Hanseníase" aconteceu no auditório da Etsus (ampliar)
André Sobral
Formação Hanseníase Etsus
Treinamento foi ministrado pelo médico dermatologista Clerisson Medeiros Carramilo (ampliar)

Nesta última segunda-feira (11), 60 enfermeiros e médicos de Vitória e outros 60 profissionais de outros municípios da Grande Vitória participaram da capacitação "Diagnóstico e Manejo Clínico da Hanseníase", promovida pelo Ministério da Saúde.

O treinamento teórico trouxe para a Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus) o médico dermatologista Clerisson Medeiros Carramilo como facilitador da capacitação.

Carramilo ressalta a importância da participação dos municípios capixabas nesse treinamento. "O curso busca sensibilizar, capacitar e treinar esses profissionais para o diagnóstico precoce da hanseníase. Com isso, interrompemos a cadeia de transmissão da doença e impedimos as suas complicações nos pacientes", explica.

Para a médica dermatologista e referência técnica em hanseníade na capital, Elida Alves, apenas o diagnóstico e o tratamento precoce diminuirão os números da doença no Brasil. "É uma pena que uma doença milenar ainda persista em nosso meio em pleno século XXI. Por isso, o olhar atento das equipes nas unidades básicas de saúde para essa doença será fundamental no diagnóstico e no tratamento precoce, fundamentais para combater a hanseníase", ressalta Elida.

Roda-Hans: Carreta da Saúde

A capacitação ofertada no município de Vitória faz parte do projeto “Roda-Hans: Carreta da Saúde - Hanseníase”, idealizado pelo Ministério da Saúde (MS), NOVARTIS Brasil e ONG DAHW Brasil.

Iniciado em 2009, o treinamento visa à capacitação em serviço da rede de Atenção Básica na hanseníase, com foco no diagnóstico precoce, tratamento, prevenção de incapacidades e promoção em saúde sob o monitoramento dos estados.

Após a capacitação teórica, o grupo retorna para a capacitação prática.

Tratamento

Em Vitória, o atendimento às pessoas com hanseníase é realizado no Programa de Hanseníase, que há mais de 20 anos atua como referência municipal para confirmação de diagnóstico, tratamento e reabilitação. O atendimento inicial é feito nas unidades básicas de saúde, que referenciam os casos suspeitos para o serviço de referência, localizado na US de Andorinhas.

Moradores de Vitória que apresentarem manchas suspeitas ou outros sinais e sintomas da hanseníase devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação com as equipes de atenção básica. O diagnóstico precoce é importante para um tratamento eficaz.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica infecciosa que afeta, principalmente, a pele e os nervos, podendo causar incapacidades físicas permanentes. Os principais sintomas são manchas ou áreas com diminuição ou ausência de sensibilidade (áreas dormentes).

Atualmente, o diagnóstico e o tratamento da hanseníase, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, são simples e estão disponíveis nas unidades de saúde de Vitória. A transmissão ocorre através das vias respiratórias, por contato íntimo e prolongado.

Os principais sintomas são manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, com alteração de sensibilidade, podendo apresentar formigamento, choques ou câimbras, que evoluem para dormência.

A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e totalmente realizado pelo SUS. Mesmo assim, o Brasil ainda é o segundo país que mais diagnostica casos da doença no mundo. 


Voltar ao topo da página