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Procon faz pesquisa comparativa de preços de presentes para Dia dos Namorados

Publicada em 04/06/2019, às 15h25 | Atualizada em 07/06/2019, às 14h51

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Rosa Blackman


Arquivo PMV
SEDEC apreende flores que estavam sendo vendidas de forma irregular em Vitória
Pesquisa aponta diferença grande de preços nos buquês de flores

Como o Dia dos Namorados é uma das datas que mais movimentam o comércio, o Procon Vitória fez uma pesquisa comparativa de preços que apontou uma diferença de 130% do mesmo produto de um estabelecimento para outro. Um exemplo é o buquê de flores do campo, vendido por R$ 50 em uma floricultura e, em outra, por R$ 115.

Se for comprar pela internet, o resultado da pesquisa mostra que nem sempre esta é a melhor opção, principalmente, no segmento de perfumaria.

Um bom exemplo foi o registrado no perfume Ferrari Black 125ml (masculino). Nas lojas físicas visitadas, foi encontrado com preços que variaram entre R$ 299 e R$ 319, ou seja, com uma diferença de 6,69%. Na internet, esse mesmo produto – com as mesmas especificações – estava sendo vendido por R$ 216,90 em um site e, em outro, por R$ 319,00, o que corresponde a uma variação de 47,07%.

No caso do perfume Lady Million 80ML (feminino), o produto foi encontrado nas lojas físicas pesquisadas por R$ 449,00 e, na prateleira de outro estabelecimento por R$ 589,80. Na internet, o perfume não teve variação.

Pesquisa

Elizabeth Nader
Perfumaria
Perfumaria foi um dos segmentos pesquisados pela equipe do Procon Vitória

A pesquisa do Procon Vitória traz itens destes segmentos: flores, eletroportáteis, smartphones e perfumes importados. Foram cinco itens no segmento de flores, seis modelos de smartphones, três tipos de eletroportáteis e cinco perfumes diferentes, totalizando 19 itens.

Nas lojas on-line, foram analisados: sete marcas de smartphones, nove de eletroportáteis e nove perfumes diferentes, totalizando 24 itens. 

A economista do órgão Larissa Cicilioti explicou que pesquisa envolveu 16 estabelecimentos de diferentes regiões do município de Vitória e a coleta de preços em lojas físicas foi realizada entre os dias 21 e 22 de maio. Já o levantamento de preços nas lojas on-line foi realizada em 12 sites entre os dias 28 e 30 de maio.

Superendividamento

Para a gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, as datas comemorativas são ótimas oportunidades de se colocar em práticas alguns ensinamentos para conseguir uma boa saúde financeira e evitar o superendividamento.

A primeira coisa a fazer é pesquisar. "Nossa pesquisa é um ponto de partida para os consumidores. A partir dela, podem montar sua própria lista com os itens que necessitam e têm interesse para depois avaliarem se podem e devem comprar", orientou Herica.

Educação financeira

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, defende a realização das pesquisas como uma ação educativa para o consumidor enxergar alternativas para melhorar sua relação de consumo de bens e/ou serviços.

"Temos que ajudar os consumidore a categorizar o seu consumo pela necessidade. O consumidor, antes mesmo de reduzir ou abolir alguns consumos para sobrar mais dinheiro no fim do mês, precisa conhecer suas reais necessidades, dar valor a pequenos gestos, para assim tomar decisões mais eficientes e que não comprometam seu orçamento".

Preços 

O Procon Vitória destaca que os preços podem ser alterados em função da política para concessão de descontos especiais, bem como a diferenciação de preços praticada por lojas da mesma rede.

Os preços informados na pesquisa referem-se aos encontrados no período em que foi realizado o levantamento e estão sujeitos a alterações conforme a data da compra, inclusive por condições especiais ofertadas pelos estabelecimentos.

O Procon alerta ainda que os preços encontrados nas lojas on-line não incluem o frete, que pode ser cobrado para o envio do produto. A equipe do Procon ressalta ainda que os resultados do levantamento não podem ser utilizados para fins publicitários.


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