Notícias

Principais criadouros de mosquitos estão nas residências

Publicada em 11/11/2019, às 08h00

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Caixa d
Recipientes que acumulam água devem ficar devidamente tampados ou cobertos

O último Levantamento do Índice de Infestação Predial Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) realizado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), entre os dias 14 a 18 de outubro, mostrou que Vitória tem risco médio de transmissão dos vírus ligados ao mosquito, com índice de 1,3%.

Porém, ainda é possível perceber que os principais criadouros dos mosquitos continuam tendo relação com hábitos das pessoas. Foram identificados criadouros em ralos, tanques, calhas, lajes, vasos e frascos com água. Estes são considerados locais propícios para a proliferação do vetor se não estiverem devidamente tampados ou cobertos.

Bairros

Nenhum bairro foi apontado como sendo de alto risco de infestação. No entanto, a população não pode descuidar dos locais que tradicionalmente acumulam água.

Os bairros Pontal de Camburi, Jardim da Penha, Mata da Praia, República, Morada de Camburi, Boa Vista e Parque Industrial tiveram o índice de infestação de 2%, também considerado médio.

Orientações

"A orientação é que as pessoas permaneçam realizando vistorias em suas casas e imóveis em geral pelo menos uma vez por semana para eliminar depósitos com água parada e, assim, romper o ciclo de vida do mosquito. Além dessas ações, a Prefeitura faz o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns com aplicação de larvicida biológico", disse a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.

Monitoramento

O LIRAa é realizado quatro vezes por ano. O resultado apresenta a situação de risco dos bairros, divididos em 13 estratos, com os principais criadouros encontrados. Dessa forma é possível direcionar ações específicas para obter um controle mais eficaz dos mosquitos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os parâmetros para classificação quanto à infestação pelo Aedes aegypti são: menor que 1%, baixo; de 1% a 3,99%, médio; e acima de 3,99%, alto.

Ações

Para enfrentar esse cenário, o CVSA realiza ações de rotina, em especial, a visita domiciliar dos agentes de endemias, que fazem tratamento e eliminação de eventuais focos e orientam os moradores sobre medidas de prevenção. Além disso, realiza ações educativas nas comunidades, unidades de saúde, escolas e locais de grande movimentação.

Checklist

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o check list para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". O munícipe escolhe uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.


Voltar ao topo da página