Notícias

Prêmio Juventude: ações socioculturais de jovens serão premiadas na capital

Publicada em 25/07/2019, às 15h46

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Oficina de jovens com Ateliê de Ideias
Jovens terão oportunidade de receber premiação a partir de ações e projetos que desenvolvem em prol da juventude da capital

A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) lançou, nesta quarta-feira (24), o Prêmio Juventude: “A Cidade é Nossa”.

A proposta é valorizar, incentivar e dar visibilidade a ações e projetos protagonizados por jovens e apresentar as estratégias de promoção da juventude, nas seguintes diretrizes:

  • Comunicação, articulação e mobilização cultural;
  • Tecnologia;
  • Formação;
  • Produção e expressão artística e cultural nas áreas e/ou segmentos;
  • Sustentabilidade;
  • Desporto e lazer.

O concurso vai premiar as três melhores iniciativas socioculturais realizadas por jovens de 15 a 29 anos de idade e/ou coletivos organizados. O prêmio será de R$ 2 mil para cada vencedor.

Inscrições

As inscrições abriram nesta quinta (25) e vão até o dia 6 de setembro. Para se inscrever, o candidato deve comparecer, pessoalmente, à Coordenação de Políticas dos Direitos da Juventude, localizada na Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), na Casa do Cidadão, em Itararé, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Os candidatos devem levar em envelope lacrado o material com identificação do candidato e com a inscrição da iniciativa no Prêmio Juventude: “A Cidade é Nossa”. O edital está disponível no Diário Oficial (a partir da página 4).

Pertencimento

Para o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, o prêmio é mais um estímulo ao sentimento de pertencimento e vínculo com a comunidade à qual pertencem esses jovens. "Essa iniciativa contribui para que as juventudes observem que é possível ver e fazer mudanças na sua realidade e se capacitem para promovê-la e se tornarem protagonistas na condução dessa mudança".

Direitos

O Prêmio Juventude: “A Cidade é Nossa” parte da premissa de que o acesso às políticas de juventude é um direito essencial. A garantia dos direitos humanos e, concomitantemente, dos direitos dos jovens está diretamente relacionada à democracia cultural, à pluralidade de práticas relacionadas ao cotidiano das interações sociais e aos processos de formação de grupos e identidades.

Assim, a concessão do prêmio objetiva a valorização e o reconhecimento de iniciativas socioculturais de promoção dos direitos da juventude.


Voltar ao topo da página