Notícias

Prefeitura lança edital de obras e Curva da Jurema terá polo gastronônomico

Publicada em 19/01/2022, às 15h15 | Atualizada em 04/02/2022, às 14h47

Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Carlos Antolini
Apresentação do Projeto da Curva da Jurema
Apresentação do Projeto de reurbanização da Curva da Jurema. (ampliar)
Carlos Antolini
Apresentação do Projeto da Curva da Jurema
O prefeito destacou que os quiosques não só serão mantidos, mas terão uma área totalmente requalificada. (ampliar)

Um espaço mais organizado, acessível e atrativo. Uma das regiões mais frequentadas e ponto turístico de Vitória, que concentra diversas opções de bares e restaurantes, a Curva da Jurema, passará por obras de reurbanização e terá um polo gastronômico. O edital de obras foi lançado na manhã desta quarta-feira (19), em cerimônia realizada na Prefeitura de Vitória, com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini. As intervenções terão início ainda neste ano.

A reurbanização da Curva da Jurema faz parte do grande pacote da PMV de R$ 1 bilhão de investimentos em várias áreas, até 2024. A proposta de reurbanização da Curva da Jurema, uma obra com investimento de cerca de R$ 5 milhões, engloba a melhoria da mobilidade urbana, por meio do reparo da ciclovia, implantação de paraciclos e remodelação das áreas de estacionamento, incluindo vagas para ponto de táxi, vagas destinadas a idosos e deficientes físicos, bem como de embarque/desembarque e carga/descarga, além de mudança no fluxo de transito. As 240 vagas serão mantidas.

A área total de intervenção é de aproximadamente 16 mil metros. As obras também vão incluir a criação de novas áreas verdes, a instalação de novo mobiliário urbano e a criação de novos acessos ao calçadão. Será realizado, ainda, o alargamento e novo piso do calçadão e da ciclovia, criando novas áreas de paisagismo e melhorando as existentes, e iluminação com cabeamento subterrâneo.

O trecho de rua em frente aos quiosques terá seu piso trocado e nivelado, favorecendo a circulação segura e redução da velocidade dos veículos privilegiando a contemplação da Orla. Além da priorização no trajeto seguro de pedestres, do estacionamento ao calçadão, por meio de faixa elevada em todo percurso.

Sedec
Perspectiva Curva da Jurema
Perspectiva da Curva da Jurema após a revitalização. (ampliar)
Sedec
Perspectiva Curva da Jurema
Perspectiva da Curva da Jurema após a revitalização. (ampliar)

"Nós vamos requalificar a Curva da Jurema, um espaço frequentado por toda a cidade de Vitória e turistas, um local que recebe muitas famílias. As obras serão um grande legado para nossa cidade, que vão permitir geração de emprego e renda. É mais um cartão postal de Vitória", destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.

O prefeito destacou que os quiosques não só serão mantidos, mas terão uma área totalmente requalificada, e ressaltou, ainda, a integração da nova Curva da Jurema com o Parque Cultural Reserva de Vitória, uma área pública construída pela iniciativa privada na Enseada do Suá. "Vamos lançar também o edital para os polos gastronômico da Rua da Lama e das ruas Sete e Gama Rosa, que terão o mesmo zelo e atenção", afirmou.

O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira, lembrou que a maior parte do pacote de 1 bilhão lançado pela Prefeitura é de recursos próprios do município. "O município recuperou sua capacidade de investimento e a equipe técnica liderada pelo prefeito Pazolini tem conseguiu colocar de pé esse Programa ainda no primeiro ano de mandato", afirmou.

Câmeras de videomonitoramento 24h e segurança

O prefeito Lorenzo Pazolini destacou que a nova Curva da Jurema será monitorada 24h/dia, por meio da Central de Comando e Controle da Guarda Municipal de Vitória, que atenderá ocorrências a qualquer hora do dia. Ele lembrou, ainda, que a Prefeitura de Vitória cedeu os quiosques 1 e 2 da Curva da Jurema, que permitiu a instalação da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar.

Sedec
Perspectiva Curva da Jurema
Perspectiva da Curva da Jurema após a revitalização. (ampliar)
Carlos Antolini
Apresentação do Projeto da Curva da Jurema
Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira, apresenta perspectiva de como ficará a Curva da Jurema após a revitalização. (ampliar)

Voltar ao topo da página