Notícias

Prefeitura de Vitória restaura escadarias históricas no Centro

Publicada em 12/11/2019, às 18h06

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Marcus Monteiro
Operários fazem restauração de escadarias históricas no Centro de Vitória
Operários fazem restauração de escadarias históricas no Centro de Vitória, como a São Diogo (ampliar)
Marcus Monteiro
Operários fazem restauração de escadarias históricas no Centro de Vitória
Sérgio Sá foi conferir de perto o andamento das obras de restauração (ampliar)

A restauração da escadaria São Diogo, no Centro, ainda em andamento, já mostra a beleza dos detalhes arquitetônicos da época de sua construção, em 1942.

A São Diogo e as escadarias Acyr Guimarães, Djanira Lima e Doutor Carlos Messina estão sendo restauradas pela Prefeitura de Vitória. Os projetos de reforma foram elaborados pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). A meta é concluir as restaurações em abril de 2020.

O vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, visitou nesta semana as obras de restauração, que estão sendo realizadas pela Semohab. A primeira escadaria visitada foi a São Diogo, que faz a ligação entre a praça Costa Pereira e a Cidade Alta, passando pela Catedral Metropolitana de Vitória.

Em seguida, foi visitada a escadaria Acyr Guimarães, que dá acesso à rua Antônio Aguirre. Estão sendo restauradas ainda a escadaria a Djanira Lima, que faz a ligação entre a avenida Jerônimo Monteiro e a rua Wilson Freitas, sendo decorada com uma fileira de balaústres para formar um parapeito e postes em ferro, e a escadaria Doutor Carlos Messina, que liga a Cidade Alta ao Parque Moscoso. Ela possui jardim central e seu parapeito e corrimão são desenhos geométricos.

A restauraução foi possível a partir de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Vitória e o Governo Federal, via Finisa, que destinou cerca de R$ 373.325,23 para as obras de restauração das quatro escadarias históricas.


Voltar ao topo da página