Notícias

Prefeitura de Vitória lança Portal Interativo de Educação Ambiental

Publicada em 21/06/2022, às 18h20 | Atualizada em 21/06/2022, às 18h42

Por Fernanda Sant'Anna, com edição de Andreza Lopes


  • Vida na água
  • Vida terrestre

Leonardo Silveira
Lançamento do Portal Interativo de Educação Ambiental
Lançamento do Portal Interativo de Educação Ambiental IntErAge Vix. (ampliar)
Leonardo Silveira
Lançamento do Portal Interativo de Educação Ambiental
Lançamento do Portal Interativo de Educação Ambiental IntErAge Vix. (ampliar)

Vitória deu mais um importante passo na educação ambiental de seus munícipes. Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), lançou o Portal Interativo de Educação Ambiental do Município de Vitória "IntErAge Vix", que tem o objetivo de promover e potencializar o acesso, a participação e interatividade da população do município com conteúdos da Educação Ambiental. 

O lançamento ocorreu no Auditório da Prefeitura de Vitória com a presença dos estudantes de diversas escolas de Vitória, que poderão utilizar o portal por meio dos tablets disponibilizados pela rede municipal de ensino. 

O Portal Interativo é direcionado à coletividade e abrange diversos grupos sociais como a comunidade escolar, associação de moradores, organizações não governamentais, prioritariamente à população de Vitória e apresenta a estes públicos: publicações, jogos interativos e colaborativos, pesquisas, roteiros de atividades educativas, imagens, vídeos, cartografias, documentos legais e diversos outros materiais voltados para a Educação Ambiental. 

Interação digital

A Prefeitura de Vitória realiza investimentos na democratização do acesso à internet por meio das redes sem fio. Mediante a cobertura gratuita em diversas áreas da capital e a consequente promoção da inclusão digital. A partir disso, foi elaborada uma ferramenta digital para mobilizar parcelas maiores da população para participarem e exercerem protagonismo nos processos educacionais desenvolvidos na cidade. 

A entrega do Portal "IntErAge Vix" agrega qualidade às ações de Educação Ambiental realizadas em Vitória, tanto no âmbito da educação não-formal quanto da formal. Possibilita que os munícipes e a população em geral tenham acesso e interajam com os conteúdos que foram e estão sendo implantados no município, visando mobilizar, sensibilizar e informar sobre processos e ações de Educação Ambiental. 

O Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, lançou aos estudantes presentes no auditório da PMV a missão de conscientizar pelo menos um adulto sobre a importância de cuidar do meio ambiente e ainda ressaltou que Vitória é referência no Brasil quando se fala em respeito à natureza. "Preservando o  meio ambiente, estamos cuidando do nosso futuro, mas também do presente, da nossa vida, da nossa comunidade, do mundo que nós vivemos e apreciamos, construindo uma vida melhor para todos. Entregamos os tablets nas escolas e todos os estudantes vão poder interagir com o nosso portal. Vamos poder brincar e vivenciar o mundo de preservação ambiental", ressaltou.

O Secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, explicou para os estudantes a relevância do portal interativo para a cidade. "Vitória é a única cidade do país que possui um portal interativo em educação ambiental, que vai possibilitar mais aprendizado e conscientização da preservação do meio ambiente. Ele vai permitir que todos os munícipes que tiverem boas informações possam agregar ao portal. Esse modelo de educação ambiental é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação", acrescentou Föeger.

A Secretária de Educação, Juliana Rohsner, fez um agradecimento especial aos servidores da Semmam e da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que possuem a missão da educação ambiental. "Nós trabalhamos com a formação dos professores, e todos os que atuam nas nossas 103 unidades de ensino trabalham e discutem com os estudantes a importância de entender que precisamos preservar, reduzir e reciclar. A partir da educação ambiental conseguimos ver a mudança de hábito nas crianças", ressaltou a secretária.

Lançamento do Portal Interativo IntErAge Vix

Voltar ao topo da página