Notícias

Prefeitura de Vitória já executou 60% das obras do Centro de Inovação

Publicada em 11/09/2019, às 10h03

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Marcus Monteiro
Centro de Inovação está com 60% construído
Prédio esta com 60% das obras concluídas (ampliar)

A Prefeitura de Vitória já executou 60% das obras do prédio do Centro de Inovação. Construído em três pavimentos, com área de 2.098 metros quadrados, o empreendimento irá se constituir no coração e no cérebro do Parque Tecnológico de Vitória, numa área total de 332 mil metros quadrados.

O Parque Tecnológico, além de ser um importante polo de produção de conhecimento, capacitação e geração de emprego e renda, também terá um viés sustentável.

O Centro de Inovação, que é o primeiro prédio a ser erguido no local, será dentro das modernas tendências mundiais de ocupação de espaços públicos e terá certificação inteligente.

"Vamos ter produção fotovoltaica, que vai alimentar todas as áreas comuns com energia solar. Vamos ter captação de águas das chuvas e dos aparelhos de ar-condicionado, teto verde e outros, o que permitirá à Prefeitura de Vitória ter mais um equipamento certificado pela etiqueta PBE Edifica, que categoriza prédios inteligentes e com baixo consumo de energia", disse o vice-prefeito de Vitória e secretário municipal de Obras e Habitação, Sérgio Sá.

Empreendimento

O Parque Tecnológico Metropolitano de Vitória será instalado em uma área em Goiabeiras próxima ao aeroporto, com 330 mil metros quadrados, dividido em três áreas menores: o Centro de Inovação; uma área para o laboratório de pesquisas compartilhadas; e uma terceira área para a instalação de empresas e indústrias de base tecnológica.

O empreendimento será voltado para laboratórios de certificação de produtos, agentes de fomento à ciência, incubadoras e empresas de software e do setor metal mecânico.

A produção será destinada às empresas locais de petróleo, games, celulose e minério de ferro, com expectativa de expandir para o mercado externo focado na robótica, biotecnologia e nanotecnologia.

Empregos

A expectativa é a geração de 140 empregos diretos já no primeiro ano e 8,7 mil novas vagas em 12 anos. Em 20 anos, os estudos apontam a geração de 16 mil empregos diretos e mais 41 mil indiretos, resultando em R$ 18 milhões em impostos.

Pavimento Térreo: A área de Coworking poderá ser utilizada para eventos, apresentações e reuniões sendo contígua às áreas de coffe-break, ao hall de acesso e ao pátio descoberto. Esses locais servirão como suporte aos eventos e reuniões do Centro de Inovação. O elevador dimensionado para oito pessoas.

2º Pavimento: A modernização proposta para os ambientes manterá a diretriz de flexibilidade dos espaços e a criação de um espaço de integração criado pela diminuição da área útil das Salas 01 a 05. O pavimento possui ao todo 12 espaços para receber as incubadoras/startups, 02 salas de reunião, 01 espaço de integração/descanso além dos ambientes de apoio: sanitários de uso comum, copa, área de serviço e depósito, entre outros.

3º Pavimento: A readequação proposta para os ambientes manterá a diretriz de flexibilidade dos espaços. O pavimento possui as mesmas características e distribuição do segundo pavimento, porém possui ao todo 10 espaços para receber as incubadoras/startups, 02 salas de reunião, 01 espaço de integração/descanso, 01 Fab-Lab e 01 Laboratório Audio-Visual, além dos ambientes de apoio: sanitários de uso comum, copa, área de serviço e depósito, entre outros.

Pavimento Cobertura/Casa de Máquinas: Esse pavimento abrigará basicamente a casa de máquinas do elevador, o reservatório superior e um terraço descoberto, além do telhado que ocupa grande parte do pavimento. Está prevista a instalação de placas do sistema de captação de energia fotovoltaica, além de ter sido projetada uma passarela metálica para permitir a manutenção da jardineira também inserida na fachada noroeste.


Voltar ao topo da página