Notícias

Posse de novos conselheiros marca criação do 3º Conselho Tutelar de Vitória

Publicada em 10/01/2020, às 18h52

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Edlamara Conti


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Carlos Antolini
Posse dos novos Conselheiros Tutelares de Vitória
Segundo a secretária Iohana Kroehling, o 3º conselho tutelar de Vitória já é uma realidade (ampliar)
Divulgação Semas
Foto oficial dos novos conselheiros tutelares de Vitória 2020/2024
Os 15 novos conselheiros tutelares de Vitória tomaram posse diante de um auditório lotado

Os 15 novos conselheiros tutelares de Vitória, escolhidos no processo eleitoral realizado em outubro do ano passado, tomaram posse na tarde desta sexta-feira (10), diante de um público que lotou o auditório da Casa do Cidadão. A solenidade contou com a presença de representantes do Ministério Público Estadual, da Vara Especializada da Infância e Juventude, da Câmara Municipal e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav), além de lideranças comunitárias e familiares dos eleitos.

São cinco titulares por Conselho Tutelar, que atuarão nas regiões do Centro, de Maruípe e Continental, em fase de estruturação, durante o quadriênio 2020/2024. "Houve muito debate sobre a criação da terceira unidade. Hoje podemos dizer que ela está sendo criada no momento certo. Ainda estamos em processo de locação de imóvel na região de Goiabeiras, mas com a posse dos conselheiros, ela já é uma realidade", disse a secretária de Assistência Social, Iohana Kroehling, que deu posse aos eleitos.

Os novos conselheiros foram escolhidos em processo eleitoral unificado, realizado no mesmo dia, em todo o país. A posse também está sendo realizada simultaneamente. Além dos titulares, escolhidos 12 suplentes. 

Democracia

"Essa solenidade é um momento de fortalecimento da democracia, uma vez que os Conselhor Tutelares representam a participação popular, o compartilhamento do poder e a garantia de direitos. Não teríamos Conselho Tutelar se não vivêssemos em uma democracia", disse o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo.

A promotora Jéssica Lima da Luz lembrou dos desafios inerantes à função dos conselheiros tutelares. "Vocês têm uma das missões mais difícieis, mais dolorosas e menos compreendidas na sociedade. A motivação não é o salário: é o amor e a consciência da grandiosidade de defender uma infância melhor, livre de violações; um futuro mais digno para nossas crianças e adolscentes", disse. 

Nesse sentido também foi o pronunciamento da juíza Lorena Miranda Laranja do Amaral. "Nosso trabalho só acontece em rede, com diálogo, com dedicação, com conhecimento da realidade vivida pelas nossas crianças por todos que fazem parte desse sistema de garantia de direitos. Precisamos dar as memas expectativas de infância, livre de trabalho, de exploração, para os meninas e as meninas de todas as regiões do município", disse a juíza.

Os novos conselheiros assinaram o termo de posse e fizeram a declaração de compromisso em defender, cumprir e fazer cumprir os direitos da criança e do adolescente estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. A solenidade foi encerrada às 17h30. 

 Lista dos novos conselheiros:

  1. Lívia Dias Pereira Muniz
  2. Carolina Santos Prata
  3. Laudinéia Gonçalves de Oliveira
  4. Laura Aparecida Nascimento da Costa
  5. Elaine Marques Pimentel
  6. Walkiria Miranda Marins
  7. Sílvio Nascimento Ferreira
  8. Marilsa Rodrigues Marçal dos Santos
  9. Fabrícia Alves Xavier
  10. Rosenita Pereira da Silva
  11. Marcos Antônio de Oliveira
  12. Andressa Sant'Ana Ribeiro Ricardo
  13. Elisângela Santos Pinto Martins
  14. Luzia Engelhartt Martins
  15. Raquel Milagre Lopes

Voltar ao topo da página