Notícias

Ponte Florentino Avidos ganha nova iluminação com projetores e foco especial

Publicada em 06/06/2019, às 19h07 | Atualizada em 11/06/2019, às 15h54

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Ponte Florentino Avidos
Diego Alves
Ponte Florentino Avidos

A Ponte Florentino Avidos está com nova iluminação e ainda mais bela. A estrutura conta agora com 30 projetores com lâmpadas vapor metálico de 150w.

São três projetores em cada arco, posicionados dos dois lados da ponte. O foco está nas passarelas, que também têm, assim, iluminação especial e ainda mais ampla. O cabeamento e as conexões elétricas foram feitos na parte mais alta do arco, o que também dá maior efeito.

"Dessa forma, a ponte, que é um monumento histórico tombado em nível estadual, ganha mais brilho e destaque e os vândalos terão muito mais dificuldade em depredar um patrimônio que pertence a todos os capixabas e é admirado por turistas", destacou a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Amorim.

Originalidade

A secretária explicou que foram fabricados suportes específicos para os projetores com fixação própria por encaixe. A opção foi feita pela impossibilidade de furar ou soldar a estrutura, que é protegida por lei, impedindo intervenções drásticas que possam comprometer sua originalidade.

Ponte 

A Ponte Florentino Avidos ligava o coração da cidade de Vitória às costas da cidade de Vila Velha, em expansão econômica promovida pela chegada do porto à cidade. As Cinco Pontes são formadas por arcos que vieram desmontados em porões de navio da Alemanha diretamente para Vitória. Foi a primeira ponte que ligou a ilha de Vitória ao continente.

Produzida pela empresa Maschinenfabrik Augsburg Nuremberg, foi inaugurada em 1928 e é um dos mais belos cartões-postais de Vitória. Com linha férrea para passar o trem, que saía de Argolas para o Porto de Vitória, a ponte permitia também a passagem dos poucos carros da época, pessoas a pé, bicicletas e carroças.

Diego Alves
Ponte Florentino Avidos
Diego Alves
Ponte Florentino Avidos

Voltar ao topo da página