Notícias

PMV realiza reunião ampliada da Câmara Técnica de Arboviroses

Publicada em 18/02/2025, às 15h15 | Atualizada em 18/02/2025, às 15h16

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Silveira
Reunião Situação Epidemiológica de Arboviroses
Reunião ampliada da Câmara Técnica de Arboviroses de Vitória. (ampliar)
Leonardo Silveira
Reunião Situação Epidemiológica de Arboviroses
Reunião ampliada da Câmara Técnica de Arboviroses de Vitória. (ampliar)

O combate às arboviroses é uma responsabilidade coletiva. Diante do cenário atual das doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika, chikungunya, febre amarela e a febre oropouche (transmitida pelo maruim), a Prefeitura de Vitória realizou, nesta terça-feira (18), uma reunião ampliada com representantes das secretarias municipais para discutir estratégias de controle do vetor.

O encontro, realizado na Prefeitura de Vitória, contou com a participação da secretária de Saúde, Magda Lamborghini, e de representantes de todas as secretarias municipais. O principal objetivo da reunião foi fortalecer as ações preventivas e promover a integração entre diferentes áreas de atuação.

Durante o encontro, foram apresentados dados atualizados sobre o cenário epidemiológico das arboviroses e da febre oropouche no município, além das ações já em curso para o combate ao mosquito e a prevenção do maruim, transmissor da oropouche.

Com base nesse cenário, os gestores discutiram diversas medidas, incluindo a vistoria em equipamentos públicos, ações educativas direcionadas a estudantes, intensificação dos mutirões de limpeza, e comunicação direta com professores e alunos, intensificação da fiscalização conjunta entre órgãos da PMV, entre outras iniciativas.

A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, ressaltou a importância da colaboração interinstitucional. "O enfrentamento das arboviroses exige uma abordagem integrada, que envolve não apenas a saúde, mas também setores como educação, obras e meio ambiente. A mobilização de toda a sociedade é essencial. O apoio das secretarias é fundamental para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, além da propagação das orientações sobre a febre oropouche. Este é o momento de unirmos forças para oferecer à população as melhores informações e cuidados", destacou.

Ações de combate

Desde novembro de 2024, a Prefeitura de Vitória tem intensificado as ações de combate ao mosquito. As 29 unidades de saúde do município, juntamente com os dois prontos atendimentos, estão equipadas com materiais, medicamentos e insumos necessários para atender à população, além de contar com equipes de profissionais de saúde. Seis unidades de saúde funcionam diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados.

A Prefeitura realiza diversas ações voltadas ao combate do Aedes aegypti, como orientações em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos, e campanhas sobre o descarte correto de lixo. Além disso, há monitoramento periódico de charcos e bueiros, utilizando larvicidas biológicos, fumos, e visitas domiciliares nos bairros com maior número de notificações de dengue.

Em uma iniciativa pioneira no estado, a Secretaria de Saúde de Vitória iniciou a informatização do trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), que passaram a utilizar tablets nas visitas domiciliares. Anteriormente, as informações eram registradas manualmente. Agora, os ACEs cadastraram imóveis e registram digitalmente os depósitos inspecionados, informando os tratamentos realizados e o mapeamento dos focos de mosquito, com relatórios mais eficientes.

Desde março de 2023, a cidade também utiliza drones para mapear áreas de difícil acesso, onde a presença dos ACEs é limitada, permitindo a identificação de focos de mosquitos em locais inacessíveis.

As ações rotineiras incluem vistorias e controle de larvas em charcos, áreas alagadas, bueiros e pequenos criadouros, além de telagem das caixas d'água e controle em obras. O município ainda realiza mutirões de combate ao mosquito em parceria com a Central de Serviços e promove ações educativas para a prevenção da dengue.

Leonardo Silveira
Reunião Situação Epidemiológica de Arboviroses
Reunião ampliada da Câmara Técnica de Arboviroses de Vitória. (ampliar)
Leonardo Silveira
Reunião Situação Epidemiológica de Arboviroses
Reunião ampliada da Câmara Técnica de Arboviroses de Vitória. (ampliar)

Voltar ao topo da página