Notícias

PMV construirá novas sedes do Cras e unidade de saúde no bairro Grande Vitória

Publicada em 06/09/2022, às 15h50

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Fernanda Sant'Anna


  • Saúde e bem-estar
  • Parcerias e meios de implementação

Elizabeth Nader
Lançamento do Edital para Contratação de Empresa para construção da Unidade de Saúde e CRAS de Grand
Elizabeth Nader
Lançamento do Edital para Contratação de Empresa para construção da Unidade de Saúde e CRAS de Grand

A Prefeitura de Vitória publicou edital de licitação para a construção da nova US (Unidade de Saúde) e do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) que atenderá 13 mil moradores dos bairros Estrelinha, Grande Vitória, Inhanguetá e Universitário. Os dois prédios de três pavimentos cada, somam 2.100 m² de área, e serão construídos no mesmo terreno, na Rodovia Serafim Derenzi, 2285, em Estrelinha.

O investimento foi orçado em R$ 13,8 milhões com prazo de conclusão de 720 dias após assinatura da ordem de serviço. Os recursos têm origem em empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O lançamento do edital aconteceu na sala anexa ao gabinete do prefeito e contou com a presença de representantes da Câmara Municipal, lideranças comunitárias dos bairros da região e das secretarias de Assistência Social, Saúde e Obras, além de secretários municipais de várias pastas.

Atualmente, a Unidade de Saúde de Grande Vitória, integrante da região de saúde de Santo Antônio, vem atuando desde 1999, com a Estratégia da Saúde de Família, em um prédio inadequado. Já o Cras funciona em um prédio alugado e sem acessibilidade.

A população cadastrada nestas unidades saltou de 7 mil para 13 mil moradores. Por conta disso, fazem-se necessárias as construções das novas sedes, com a finalidade de ampliação de acesso aos serviços de saúde e de assistência social à população da região.

A nova Unidade de Saúde Grande Vitória terá uma área de 1.550 m², três pavimentos, quatro cadeiras odontológicas, 14 consultórios, salas de imunização, curativos, medicação, nebulização e um auditório com 70 lugares. O prédio do Cras terá 560 m², também em três pavimentos.

Os dois prédios terão banheiros e bebedouros acessíveis em todos os pavimentos, piso tátil nos desníveis, elevadores, lâmpadas de LED, sistema de energia solar, utilização de torneiras de pressão com arejadores, bem como redutores de vazão para economia de água e captação e reuso de água de chuva.

O estacionamento contará com 11 vagas de veículos internas (sendo uma reservada para pessoas com mobilidade reduzida, uma vaga para idoso), cinco vagas para motos, uma vaga para carga e descarga (utilitário), uma vaga descarga de ambulância, uma vaga de ambulância e oito vagas para bicicletas. Conta ainda com nove vagas externas.

"No início da administração visitei a unidade de saúde do bairro Grande Vitória e vi que temos grandes profissionais, mas a infraestrutura deixa muito a desejar. O que vamos fazer é uma transformação social, construindo no mesmo terreno equipamentos de saúde e de assistência social. Entregando o que há de mais moderno, na região que mais precisa, atendendo com carinho e atenção os moradores dos bairros Grande Vitória, Estrelinha, Universitário e Inhanguetá", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.

O secretário de Obras, Gustavo Perin, explicou que a proposta de projetar e construir os dois equipamentos em uma mesma área atendeu aos anseios da comunidade e dos técnicos das secretarias de Assistência Social e de Saúde. "Não tínhamos projeto pronto em 2021, ao contrário da informação que circulava na comunidade. Este projeto foi inteiramente desenvolvido pela nossa equipe na atual gestão", explicou.

"O usuário do Cras também é usuário da Unidade Básica de Saúde. O projeto respeita quem acessa este equipamento ao ofertar um local acessível e digno para os moradores da região", comemorou a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz.

"Estamos aqui para celebrar mais uma vitória da Saúde. Vamos sair de um lugar inadequado para um local maravilhoso, com 14 consultórios. Com essa obra, no mesmo local do Cras, iremos inaugurar uma nova era, uma nova conectividade, porque não se trabalha sem ser em rede. Estou muito contente com mais esse passo para a melhoria do atendimento à nossa população", disse a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher.

Contente também estava o líder comunitário do bairro Grande Vitória Osmar Novaes. "Há vinte anos aguardamos a construção de uma nova unidade de saúde para atender os moradores do bairro Grande Vitória e nossos vizinhos. Só temos a agradecer e parabenizar essa administração pela atenção que vem dando a todos os moradores da cidade de Vitória", disse.


Voltar ao topo da página