Notícias

Plano de Metas: todos os prédios públicos municipais terão calçadas cidadãs

Publicada em 28/06/2018, às 08h00

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


Samira Gasparini
Fachada da prefeitura de Vitória
Plano prevê ampliação da acessibilidade dos prédios públicos por meio das calçadas cidadãs

Dentro do Plano de Metas de Vitória, o município já fez mais de 40 croquis e projetos básicos de calçadas cidadãs de seus imóveis. Atualmente, 36% dos prédios públicos municipais estão contemplados, e o objetivo é atingir 100% até 2020.  

São R$ 913 mil em caixa de recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

Dessa forma, os imóveis da Prefeitura serão beneficiados com a medida. De acordo com o assessor técnico do Núcleo de Calçada Cidadã da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Peterson Pimentel, as obras acontecerão em etapas.

"No primeiro lote, temos croquis e projetos de escolas, edificações da Secretaria Municipal de Assistência  Social (Semas) e da Segurança Urbana (Semsu). Agora vamos orçar para ver se o recurso em caixa é suficiente. A licitação será feita pela Secretaria de Obras e Habitação (Semohab), que acompanhará as reformas", afirmou.

Além desse trabalho, a equipe de arquitetos e urbanistas da Sedec desenvolveu 17 projetos nas regiões de Santo Antônio, Praia do Canto e São Pedro.

Orientação e fiscalização

"Com planejamento, trabalhamos para ter em 2020 todas as calçadas dos imóveis do município dentro do padrão para garantir acessibilidade. Em paralelo, seguimos também com o trabalho de orientação e fiscalização em toda a cidade. Assim, pessoas com mobilidade reduzida podem se deslocar com segurança na capital", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Henrique Valentim.


Voltar ao topo da página