Notícias

Plano de Metas: Procon promove ações para ampliar consumo sustentável

Publicada em 10/07/2018, às 12h31

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Ação do PROCON no Dia Internacional do Consumidor
Procon realiza ações para conscientizar as pessoas para um consumo sustentável

Incentivar e promover ações que capacitem a população para o consumo sustentável. Esse é um dos objetivos do Plano de Metas 2018-2020 da Prefeitura de Vitória, que reúne 58 ações estratégicas de planejamento para o futuro da cidade. Para atingir essa meta, o Procon Municipal realiza campanhas e apoia projetos com foco nesse tema.

Com as ações realizadas atualmente, o órgão já contabilizou um montante de 1.495 pessoas capacitadas. Até 2020, a expectativa é fr que esse número seja ampliado em 50%.

Procon Coletivo

Para isso, segundo a gerente do Procon, Hérica Correa, existe um grande projeto, chamado Procon Coletivo, que abrange diversas temáticas da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

Esses temas são aplicados, por exemplo, no projeto Cidadania Fundamental, que atinge adolescentes das escolas municipais de Vitória. Só este ano, aproximadamente 580 alunos já passaram por essa experiência.

"Nesse projeto, a gente consegue levar, por meio de teatro e rodas de conversas, orientações de consumo sustentável. Além disso, eles recebem informações sobre as pautas dos direitos da população negra, mulher, LGBT e juventude", explicou.

Campanhas

Para ampliar e fazer com que um maior número de pessoas recebam essas orientações, o órgão também promove campanhas publicitárias e ações nas redes sociais. Neste segundo semestre, por exemplo, haverá ainda a Corrida do Procon, com um tema voltado para as relações de consumo.

"Com essas ações, nós queremos promover na população um consumo consciente e fazer com que as pessoas tenham mais informações sobre seus direitos. Só assim teremos uma cidade mais justa, mais humana e mais feliz", disse Hérica.


Voltar ao topo da página