Notícias

Plano de Metas: PMV faz ações para reduzir taxa de mortalidade infantil

Publicada em 07/08/2018, às 12h25 | Atualizada em 20/09/2018, às 14h15

Por Milene Miguel, com edição de SEGOV/SUB-COM


Kadidja Fernandes
Semana do aleitamento materno
Em Vitória, a campanha Agosto Dourado realiza ações para incentivar o aleitamento materno

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza como adequado o máximo de 10 óbitos de crianças menores de 1 ano para cada 1 mil nascidos vivos. Por essa razão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vem, ao longo dos anos, realizando várias ações para a redução da morbimortalidade infantil, sendo este um dos objetivos do Plano de Metas 2018-2020 da Prefeitura de Vitória, que reúne 58 ações estratégicas de planejamento para o futuro da cidade.

Uma dessas ações foi a implantação da Semana do Bebê de Vitória, integrada à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que está em sua quinta edição e trata-se de uma grande mobilização em favor da primeira infância, com uma vasta programação nas Unidades de Saúde.

Confira a programação completa

O município de Vitória também adota a campanha "Agosto Dourado", em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que prevê uma semana de mobilização com iniciativas voltadas para o tema.

"Esta ação tem como objetivo o incentivo à promoção e apoio ao aleitamento materno exclusivo até seis meses de vida e reforça que a amamentação pode ser a chave para prevenir todas as formas de desnutrição. Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos e também casos de diarréia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade”, ressaltou a secretária de saúde, Cátia Lisboa

Em 2015, foi publicado o decreto nº 16.368, que instituiu a Semana do Bebê como parte do calendário oficial de eventos do município.

As Semanas do Bebê já realizadas contaram com atividades e oficinas nas unidades de saúde, maternidades, bancos de leite, APAE, CRAS, escolas, entre outros. Nos cincos anos o encerramento das atividades aconteceu com uma mobilização intitulada “Criança no Parque”, realizado no último sábado (04) no Parque Moscoso.

O evento contou com a presença de muitas pessoas, como profissionais de saúde, profissionais de diversas secretarias da prefeitura, parceiros institucionais e comunitários e principalmente crianças e familiares. Durante o evento as famílias participaram de ações de promoção do aleitamento materno, de saúde e de cidadania, atividades de lazer, culturais, musicais, direitos da criança, prestação de serviços e prevenção de violência.


Voltar ao topo da página