Notícias

Plano de Metas: intercâmbio com outros países acelera desenvolvimento da cidade

Publicada em 27/09/2018, às 19h00 | Atualizada em 27/09/2018, às 19h00

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Representantes da cidade de Sevilha em visita à Vitória
Representantes de Sevilha vieram a Vitória e visitaram alguns pontos turísticos, como o Galpão das Paneleiras
Imagem divulgação
Missão Sevilha
Comitiva da Prefeitura de Vitória foi a Sevilha para intercâmbio do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC), da União Europeia

Ampliar a participação de Vitória no cenário internacional é um dos objetivos do Plano de Metas 2018-2020. E o município já mostra sinais de avanço para alcançar o que foi planejado. A Prefeitura tem promovido o intercâmbio internacional para mostrar a capacidade e as ações da capital para outros países e também aprender com o que eles têm de melhor.

No início do Plano de Metas, em 2017, estavam contabilizadas 13 participações do município no cenário internacional, e o objetivo é chegar a 38 até 2020. São considerados estes itens: participação em evento internacional, recepção de delegação estrangeira e assinatura de acordo internacional.

Reconhecimento

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges, ressaltou que a Prefeitura de Vitória tem sido convidada a participar de vários eventos internacionais de cooperação, networking e troca de experiências.

"É um importante reconhecimento de que estamos no caminho certo. Temos a chance de mostrar as ações que implantamos na área de tecnologia, serviços e solução de desafios sob uma perspectiva local. E vamos ampliar ainda mais essa participação".

Cenário internacional

Confira abaixo algumas participações de Vitória no cenário internacional. Vale ressaltar que todas as comitivas enviadas ao exterior são custeadas por organizações internacionais de fomento à cooperação entre cidades "modelo", como BID e União Europeia.

EUA

Em outubro deste ano, o prefeito Luciano Rezende vai aos Estados Unidos apresentar os projetos implantados na Prefeitura de Vitória, na Universidade da Califórnia. Estão previstas reuniões com o prefeito da cidade e também com empresários americanos, por meio do programa "Membro de liderança do Pacífico".

Chile

Ainda em outubro, o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges, vai à Conferência de Cidades: Mobilidade Urbana e Sustentabilidade, em Santiago, no Chile, para mostrar os programas implantados em Vitória nessas áreas.

Bélgica

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, vai participar do Programa de Cooperação Urbana Internacional durante a "Semana de Cidades e Regiões", cujo tema é "Sustentabilidade".

Espanha (Sevilha)

Neste mês de setembro, uma comitiva da Prefeitura de Vitória, coordenada pela Seges, foi para Sevilha, na Espanha, para o intercâmbio de cooperação entre as cidades, promovido pelo Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC), da União Europeia. 

Cinco cidades brasileiras participam do programa. Várias reuniões on-line foram realizadas e representantes da cidade europeia estiveram no Espírito Santo para conhecer de perto os programas de Vitória desde o início da parceria, em 2017. Na época, o prefeito Luciano Rezende foi a Bruxelas, na Bélgica, participar do anúncio oficial da seleção.

Por meio do acordo, a nossa capital se compromete a cooperar intensivamente com Sevilha por, pelo menos, 18 meses, compartilhar atualizações sobre seu progresso e desenvolver um plano de ação local de desenvolvimento urbano sustentável sobre a prioridade de troca de conhecimentos.

Espanha (Barcelona)

O prefeito Luciano Rezende foi convidado a ser palestrante no Smart City Expo World Congress, em Barcelona. Ele fez parte de delegação organizada pela Frente Nacional de Prefeitos. Em uma das sessões temáticas do evento, ele apresentou as iniciativas de sucesso da cidade de Vitória na área "Cidades Inteligentes".

Diego Alves
Visita do cônsul da Espanha ao prefeito Luciano Rezende
Encontro com cônsul da Espanha tratou do alinhamento de relações entre cidades espanholas e Vitória
Diego Alves
Cônsul-Geral do Japão
Cônsul geral do Japão também visitou Vitória e teve reunião com o prefeito Luciano Rezende

Índia

Vitória foi convidada a participar da "Smart City Expo Índia", na cidade de Jaipur, neste mês de setembro. O secretário Vander Borges representou a PMV na conferência internacional, que reuniu especialistas e representantes de cidades inteligentes de todo o mundo.

Os participantes discutiram soluções para os desafios que as cidades atuais enfrentam em termos de eficiência, planejamento urbano e desenvolvimento social e econômico na era global. Foi possível conhecer o trabalho que é feito pela Índia para desenvolver 100 cidades inteligentes no país. Também houve a chance de apresentar as ações que fazem Vitória ter o reconhecimento nacional e internacional como cidade inteligente, que usa a tecnologia para o bem-estar da população.

Recepção de comitivas internacionais em Vitória

Veja as autoridades internacionais que estiveram na nossa capital desde 2017:

  • Cônsul Geral da Espanha, Manuel Salazar: ele veio estreitar relações pois identificou em Vitória grande potencial turístico, além de ser referência em Educação e Saúde. Surgiu a partir do intercâmbio com Sevilha por meio do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC)
  • Cônsul Geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro, Sr. Roland Martin: identificação de possíveis áreas de cooperação com a cidade de Vitória. Foi destacada a possibilidade de intercâmbio com a cidade de Eindhoven, no âmbito do Parque Tecnológico.
  • Cônsul de Imprensa dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Sr. Jean Olson: foram apresentados alguns programas de intercâmbio oferecidos pelo Consulado dos EUA a cidadãos brasileiros.
  • Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Sr. Yoshitaka Hoshino: o objetivo principal do encontro foi estreitar os laços com a comunidade japonesa em Vitória.
  • Delegação da cidade de Dalian, China: a comitiva conheceu a estrutura de esporte e lazer da cidade de Vitória com o objetivo de avaliar intercâmbios esportivos entre as duas cidades.
  • Delegação da cidade de Zhuhai, China: a comitiva apresentou as potencialidades da cidade de Zhuhai e assistiu a uma apresentação da cidade de Vitória.

Ações

A cidade de Vitória foi eleita como coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, como resultado das ações que tem sido feitas para intensificar a representação na Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE).

Além disso a Prefeitura de Vitória tem se esforçado para aumentar a participação nas redes e associações internacionais de cidades. O assessor de Relações Internacionais do município, Leonardo dos Santos, ressalta a importância da cooperação internacional entre as cidades.

"Vitória tem se destacado internacionalmente, possibilitando troca de ideias e atração de parcerias com diferentes cidades do mundo, promovendo desenvolvimento econômico, social e cultural para a população capixaba".

Imagem divulgação
Smart City Expo Índia
Vitória foi convidada a participar da "Smart City Expo Índia", na cidade de Jaipur,
Leonardo Silveira
Avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha) à noite
Prefeitura tem promovido o intercâmbio internacional para mostrar a capacidade e as ações da capital

Voltar ao topo da página