Notícias

Plano de Metas: falta nas unidades de saúde fica próximo da meta para 2018

Publicada em 03/08/2018, às 17h55 | Atualizada em 03/08/2018, às 18h34

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Samira Gasparini
Atendimento médico na Unidade de Saúde de Maria Ortiz
Com o Confirma Vitória 5.966 consultas que seriam perdidas em julho puderam ser reaproveitas, evitando o desperdício de aproximadamente R$ 616.825

No mês de julho, a média percentual de faltas nas unidades de saúde de Vitória chegou a 19,06% das consultas agendadas para o período. A média de faltasestá próxima do estipulado para este ano pelo Plano de Metas 2018-2020: 20% de faltas. Em 2017, a média de faltas às consultas era de aproximadamente 28%.

O Plano de Metas 2018-2020 reúne 58 ações estratégicas de planejamento para o futuro da cidade, norteando os trabalhos da administração municipal e buscando resultados mais rápidos. 

Dezesseis unidades de saúde tiveram percentuais de faltas menores que a média do mês: as unidades de Ilha de Santa Maria, Grande Vitória, Jardim Camburi, Jabour, Maria Ortiz, Bairro República, Santo André, Bairro da Penha, do Quadro, Santa Martha, Forte São João, Jardim da Penha, Ilha das Caieiras, Santa Luíza, Maruípe e Vitória. O destaque vai para a unidade da Ilha de Santa Maria que teve menor índice de faltas o mês (11.83%) pela quinta vez consecutiva nesse ano.

A diretora da US, Karla Kristina Teixeira, relatou que tem sensibilizado os usuários sobre a necessidade da confirmação da presença nas consultas. "Fizemos parceria com conselho, lideranças comunitárias e igrejas para nos ajudar nas orientações em relação ao agendamento online e ao Confirma Vitória. Em toda a US colocamos informativos sobre a importância da confirmação", disse.

Desde o início do ano, a confirmação e o cancelamento das consultas passaram a ser obrigatórios. Se o paciente confirmar e não comparecer à consulta, ele somente poderá utilizar o agendamento online novamente após justificar sua falta presencialmente na unidade de saúde onde é atendido. A principal queixa dos pacientes para o não comparecimento é o esquecimento.

Vagas reaproveitadas

Graças ao Confirma Vitória, 5.966 consultas que seriam perdidas em julho puderam ser reaproveitas, evitando o desperdício em recursos de aproximadamente R$ 616.825. Mas esse número poderia ser melhor, uma vez que 2.759 pessoas confirmaram presença em suas consultas, mas não compareceram.

"Precisamos que as pessoas valorizem o recurso público e tenham responsabilidade. Cada falta representa um desperdício de dinheiro público e uma pessoa a mais que deixa de ser atendida", afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Além da meta para esse ano, de reduzir o índice de faltas para 20%, a Secretaria de Saúde pretende continuar diminuindo o percentual de faltas para 18%, em 2019 e 16% em 2020, quando a economia gerada pode chegar a cerca de 21 milhões de reais por ano.


Voltar ao topo da página