Notícias

Plano de Metas: Defesa Civil vai aumentar número de voluntários

Publicada em 21/06/2018, às 13h58

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Defesa Civil
Capacitação para Defesa Civil
Moradores de áreas de risco participam de cursos para ajudar a Defesa Civil em situações adversas

Com a finalidade de promover uma ampla rede de pessoas capacitadas a atuar em situações adversas, a Defesa Civil de Vitória vai ampliar para 1.410 o número de voluntários. É isso que prevê o Plano de Metas 2018-2020

As capacitações são realizadas por meio dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), com palestras, seminários e cursos para os voluntários de comunidades situadas em áreas de risco. Desde 2013, a Defesa Civil já capacitou 800 pessoas.

"A Defesa Civil de Vitória conta com uma equipe preparada para atuar em situações de risco para a população, mas, com a ajuda de voluntários, é possível desenvolver uma rede maior de proteção para enfrentar desastres naturais e outros impactos decorrentes de mudanças climáticas", enfatizou o coordenador do órgão, Jonathan Jantorno.

Defesa Civil
Capacitação para Defesa Civil
Voluntários participam de aulas de combate a incêndios e outras ocorrências durante as capacitações

Núcleos

Os núcleos têm por objetivo organizar e preparar a comunidade local a dar a pronta resposta aos desastres, além de, em situação de normalidade, atuar no planejamento de ações que visem à proteção de todos. O projeto visa ainda promover a participação da população e estimular uma nova cultura voltada à prevenção de riscos.

Os núcleos, formados por moradores dos próprios bairros, auxiliam a Defesa Civil desde o planejamento até a execução de ações. Suas principais atividades são:

  • promoção de medidas preventivas estruturais e não estruturais na redução dos riscos de desastres;
  • avaliação de riscos de desastres e preparação de mapas temáticos relacionados com as ameaças, as vulnerabilidades dos cenários e as áreas de riscos intensificadas;
  • articulação com órgãos de monitoramento, alerta e alarme, com o objetivo de otimizar a previsão de desastres;
  • organização de planos de chamadas, com o objetivo de otimizar o estado de alerta na iminência de desastres.
  • é importante que a população esteja organizada, preparada e orientada sobre o que fazer e como fazer, para que os danos ambientais e humanos sejam reduzidos em casos de desastres.

Como participar

Para participar dos NUPDEC's ou formar um núcleo no bairro, o munícipe deve procurar a sede da Defesa Civil. Mais informações pelo telefone (27) 3382-6168, das 8 às 18 horas.


Voltar ao topo da página