Notícias

Plano de Metas: ações para reduzir a gravidez na adolescência em Vitória

Publicada em 29/05/2018, às 16h00

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Sérgio Cardoso
Gravidez na adolescência
Vitória desenvolve ações para prevenir a gravidez não desejada na adolescência

Um dos objetivos do Plano de Metas 2018-2020 é reduzir o índice de gravidez na adolescência na capital. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) desenvolve ações de promoção envolvendo adolescentes e jovens de 10 a 19 anos em palestras, oficinas e grupos nas unidades de saúde, escolas e outros espaços. 

Outra ferramenta para alcançar a meta é o Programa Saúde na Escola (PSE), que, em parceria com as escolas da rede municipal, planeja como trabalhar a temática em sala de aula, com a participação das equipes da Semus e da Seme.

No último ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estabeleceu como meta atingir 13,41% do total de bebês nascidos vivos cujas mães eram adolescentes ou jovens de 10 e 19 anos de idade em relação ao número total de bebês nascidos vivos de mães com qualquer idade no mesmo período.

No entanto, o município atingiu 11,70%, superando o que havia sido estipulado e bem perto da situação desejada no Plano de Metas (11,46%).

Acompanhamento

As adolescentes e jovens grávidas de Vitória recebem acompanhamento de pré-natal, participam de grupos de gestantes, recebem orientações sobre planejamento familiar e têm encaminhamento para diversos serviços, conforme avaliação da equipe de saúde.

O acompanhamento integral de saúde de adolescentes e jovens leva em consideração as necessidades específicas dessa faixa etária e busca integrá-la à rede de atenção e às ações e rotinas do Sistema Único de Saúde (SUS). 

No âmbito da atenção básica à saúde, o município desenvolve diversas ações que contribuem para a garantia dos direitos a saúde das adolescentes e jovens:

  • Atendimento médico e de enfermagem;
  • Atendimento odontológico;
  • Atendimento psicológico (de acordo com avaliação);
  • Distribuição de preservativos masculinos e femininos;
  • Grupos educativos sobre sexualidade, gravidez não planejada e infecções sexualmente transmissíveis, como a Aids;
  • Promoção de ações de saúde sexual e saúde reprodutiva nas unidades de saúde;
  • Disponibilização da caderneta de saúde do adolescente;
  • Vacinas, medicamentos e exames;
  • Verificação de pressão arterial;
  • Pré-natal da adolescente e jovem grávida;
  • Acompanhamento do bebê da mãe adolescente ou jovem.

Convenção

O Ministério da Saúde adota a convenção elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que delimita o período entre 10 e 19 anos, 11 meses e 29 dias de idade como adolescência, e o situado entre 15 e 24 anos como juventude.


Voltar ao topo da página