Notícias

Plano de Metas 2018-2020: Vitória quer reduzir mortes por acidente de trânsito

Publicada em 17/05/2018, às 14h00 | Atualizada em 19/07/2018, às 12h25

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Eduardo Brinco


Divulgação Semus
Simulado Maio Amarelo
Objetivo da PMV é alcançar a meta de 8,51 óbitos por acidentes de trânsito por 100 mil habitantes em 2020

Reduzir a taxa de óbitos por acidades de trânsito na capital. Esse é um dos objetivos do Plano de Metas 2018-2020 da Prefeitura de Vitória, que reúne 58 ações estratégicas de planejamento para o futuro da cidade. A ferramenta direciona os trabalhos da administração municipal para o alcance de bons resultados e melhorias em diferentes áreas.

A ideia é alcançar o índice de 8,51 óbitos por 100 mil habitantes daqui a dois anos. Em 2016, a taxa era de 9,46. Para isso, são variadas as frentes de atuação, ações de conscientização, fiscalização de trânsito e modernização semafórica.

Nos últimos cinco anos, os números de mortes no trânsito caíram: em 2013, foram 64; em 2014, 46; em 2015, 36; em 2016, 33; e em 2017, 39. 

Atividades

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), por exemplo, está modernizando a Guarda Civil Municipal, por meio de aquisição de novos equipamentos e novos veículos, adquiridos com verba do Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funseg).

Uma das atividades é o projeto "Guarda Cidadã", que em 2017 atingiu 25.093 pessoas por meio de 240 ações, entre diálogos, peças, blitze, gincanas, dinâmicas de trânsito e outras atividades. Atualmente, o projeto contempla as seguintes ações: Teatro de Bonecos, Guarda Cidadã nas Escolas, Agente Mirim e Intervenção Urbana.

Durante este mês, estão sendo realizadas ações de educação no trânsito dentro do movimento "Maio Amarelo", com conscientização de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

"A Secretaria de Segurança Urbana, em parceria com a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), desenvolvem ações para prevenir a ocorrência de acidentes em Vitória. É um trabalho preventivo e de fiscalização direcionado para que os resultados sejam alcançados dentro do planejamento da gestão", apontou o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Escola Segura

André Sobral
Teatro de Bonecos Dia Nacional do Trânsito
Alunos da rede municipal participam de ações de conscientização desenvolvidas pela Guarda Municipal, como Teatro de Bonecos

Outra ação executada é o projeto "Escola Segura no Trânsito da Vida". O objetivo é inserir o tema em sala de aula de forma lúdica nas unidades da rede municipal. Os professores são estimulados a inserir noções de educação no trânsito durante as aulas e a debater com os alunos quais são as posturas corretas e o que não se deve fazer nas vias enquanto pedestres, motoristas ou ciclistas.

Este é o terceiro ano que acontece a atividade. Uma nova turma teve início nesta última terça-feira (15). Já são 145 profissionais de 32 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 25 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) participando do projeto. Isso envolve cerca de 3,8 mil estudantes.

Vida no Trânsito

A violência envolvendo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres é uma grande preocupação. Para ajudar a contê-la, a Prefeitura de Vitória investe no projeto "Vida no Trânsito", uma parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A iniciativa faz parte da programação da Década de Ações para Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo, até 2020, diminuir acidentes nos 10 países que concentram metade das mortes no trânsito registradas em todo o mundo. O Brasil é o quinto no ranking, atrás de China, Índia, Rússia e Estados Unidos. O projeto foi lançado em Vitória em março de 2013.


Voltar ao topo da página