Notícias

Parques municipais adotam cuidados e são boas opções de passeio nas férias

Publicada em 08/01/2021, às 17h15 | Atualizada em 18/01/2021, às 09h37

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Regina Freitas


  • Saúde e bem-estar
  • Vida terrestre

Leonardo Silveira
Parque Pedra da Cebola
Pedra da Cebola é um dos parques mais tradicionais e visitados da capital
Leonardo Silveira
Parque Moscoso
Parque Moscoso é boa opção de lazer na região central de Vitória

Os parques municipais de Vitória estão funcionando com todos os cuidados e protocolos exigidos no combate à pandemia do coronavírus. Esses espaços são um convite à contemplação da natureza e a momentos de lazer e sossego, além de boas opções para as férias. 

São várias as opções de parques urbanos: Pedra da Cebola, Barreiros, Pianista Manolo Cabral, Maruípe, Padre Alfonso Pastores, Moscoso, Atlântica Parque, Barão de Monjardim, Centro de Esportes Eucalipto e Mangue Seco. Eles abrem diariamente, das 6 às 22 horas (exceto às segundas-feiras, das 9 às 17 horas, quando ficam fechados para manutenção).

Entre os parques naturais, estão: Von Schilgen, Tabuazeiro, Dom Luiz Gonzaga e Fonte Grande. Estes funcionam de terça a domingo (o horário depende de cada parque) e fecham às segundas para manutenção. Destaque também para a Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Mata Peludosa (antiga Fazendinha).

Acesse os endereços aqui.

Os frequentadores, no entanto, devem seguir alguns protocolos:

  • Uso de máscara o tempo todo
  • Distanciamento de, pelo menos 1,5m, em relação aos colaboradores e aos usuários do parque
  • Pessoas que se enquadrem nos parâmetros de grupo de risco devem evitar acesso ou escolher acessar o parque em horários de menor lotação
  • Pessoas com sintomas de síndromes gripais ou contato com pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19 não devem ir aos parques
  • Levar seu próprio recipiente de água
  • Dispor de álcool em gel para higienização

Lanchonetes

Nos parques onde há lanchonetes, os estabelecimentos devem manter distância de 2 metros entre as mesas e de, pelo menos, 1,5 metro entre os clientes nas filas para atendimento.

A Vigilância Sanitária (Visa) e a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) fazem a fiscalizarão rotineira desses estabelecimentos.

Limpeza

A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) e a Central de Serviços de Vitória fazem a limpeza e a higienização geral com hipoclorito de sódio 1,0% a 2,5% ou álcool 70% nas áreas de apoio ao funcionamento, tais como sanitários, portarias e quiosques de informações, antes do horário de abertura e a cada três horas.

Urbanos e naturais

Os parques urbanos são destinados a propiciar recreação, lazer, turismo, esporte, entre outras atividades. Os parques naturais são destinados a promover a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e recreação.


Voltar ao topo da página