Notícias

Pacientes do Caps concluem curso preparatório para o Enem

Publicada em 02/11/2019, às 06h00

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Pacientes do Caps, diretora do Caps Ilha, diretora e funcionária do BPES comemoram conclusão das aulas preparatórias para o Enem 2019
Equipe do Caps e da Biblioteca Pública Estadual comemoram sucesso do curso preparatório de pacientes para o Enem
André Sobral
Jovem vestindo a camisa do curso que está fazendo: Logística
"Se não fosse pela equipe que me acompanha há 2 anos no Caps Ilha, eu já teria desistido", disse Lorrana

Para sete pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Vitória, os dois próximos domingos, dias 3 e 10 de novembro, também serão de prova no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Eles se prepararam durante meses para o exame, com aulas realizadas por voluntários do cursinho Homero Macena, na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES). E para celebrar e encorajar esse passo importante que estão dando, as equipes da biblioteca e do Caps prepararam um encontro especial e emocionante com esses jovens nesta quinta-feira (31).

Em uma espécie de "aula da saudade", a terapeuta ocupacional referência técnica do Caps Ilha, Denise da Silva Krebel, ressaltou a importância de participar de atividades como essa para a promoção da reinserção dessas pessoas na sociedade.

"A biblioteca é um lugar especial para acontecer essa reinserção, porque aqui eles podem sonhar, adquirir conhecimentos, tornarem-se exemplos, ao mesmo tempo em que conhecem novas pessoas e novos exemplos. É maravilhoso colocar uma sementinha de sonho no coração dessas pessoas e vê-las alçando novos voos a partir disso”, conta Denise.

Bolsa

Uma das pacientes do Caps, Lorrana Limberly Nunes, 25 anos, ainda durante os estudos preparatórios para o Enem, conseguiu uma bolsa de 100% em Logística na Faesa, graças a uma ONG e a uma igreja com sede nos Estados Unidos.

Ela acredita que, se não fosse o apoio do Caps, não estaria cursando a faculdade. "Se não fosse pela equipe que me acompanha há 2 anos no Caps Ilha, eu já teria desistido. Mas eles não me deixaram faltar às aulas, me incentivaram o tempo todo. Não há limitações para quem quer algo. Dá para fazer, correr atrás e construir seus sonhos”, declara.

Ensinamento

A diretora do BPES, Ana Maria da Silva, ressalta que a parceria com o Caps faz parte do projeto para o local se tornar um espaço cada vez mais público e acessível. "Todos do Caps nos ensinaram muito e deram ainda mais sentido à nossa função enquanto biblioteca pública", afirma.

Como ela, a diretora do Caps Ilha, Jociane Penha da Silva, elogiou os usuários do Caps que estão trabalhando para realizar seus sonhos. "Eles têm capacidade de alcançar seus objetivos. E vê-los se empenhando tanto nos dá razão ao nosso trabalho, nos ensina muito. A vitória deles se torna nossa vitória também", declara Jociane.


Voltar ao topo da página