Notícias

Operação Náutica da Semmam e Guarda Municipal resgatam 376 caranguejos

Publicada em 17/01/2020, às 09h53

Por Regina Freitas, com edição de Josué de Oliveira


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Divulgação Semmam
caranguejo
Ao todo, foram recuperados 376 caranguejo durante a operação
Divulgação Semmam
caranguejo
Uma rede de 100 metros também foi apreendida na ação de fiscalização

Na quarta-feira (15), último dia do 1º período da Andada do Caranguejo Uçá, quando é proibido a cata deste crustáceo, os agentes da fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) fizeram algumas apreensões. Ao todo, foram resgatados 376 caranguejos na Estação Municipal Ilha do Lameirão (EEMIL) e um pescador recebeu um auto de apreensão.

No local foram feitas a biometria necessária, que registra o tamanho da carapaça, quantidade e sexo. Os crustáceos foram devolvidos ao mangue. 

Durante a noite foram feitas novas apreensões na Operação Náutica dos agentes de fiscalização da Semmam, com o apoio da Guarda Municipal, na Baía das Tartarugas. Desta vez foi apreendida uma rede de espera de 100 metros na margem do manguezal nas proximidades da Ilha das Caieiras. Foi emitido um auto de infração.

Segundo o responsável pela fiscalização da Semmam, Alexsandro Amaral, além das apreensões a equipe vem realizando abordagens educativas. “Durante o percurso várias embarcações foram abordadas e falamos sobre a Andada e a pesca ilegal, buscando informar os pescadores do que é proibido nesses locais”.

Andada

A Andada é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem das suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos.

A fiscalização da Semmam está sendo realizada em mangues, por terra e por água e em pontos de vendas, comércios e até nas redes sociais, que avisam estar vendendo esse crustáceo.

Os próximo períodos da Andada do Caranguejo Uçá serão: 09 a 13 de fevereiro, depois de 9 a 14 de março e o último será de 07 a 12 de abril.

Multa

Para quem for pego fazendo a cata do caranguejo uçá nos períodos da Andada, receberá uma multa de R$ 700, podendo chegar até R$ 100 mil. Durante a Andada do Caranguejo Uçá é proibida a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e a comercialização. Também, não poderão ser vendidos as partes isoladas do crustáceo, como quelas, pinças, garras ou desfiado durante os dias da Andada, proveniente de qualquer origem.


Voltar ao topo da página