Notícias

Oficinas proporcionam vida saudável para terceira idade em São Pedro

Publicada em 19/09/2019, às 08h14 | Atualizada em 19/09/2019, às 12h12

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Céu São Pedro
Idosas fazem exercícios de alongamento e atividades físicas no Nispi do CEU Grande São Pedro
Guiomedce Paixao
Céu São Pedro
Maria Izabel Dias faz oficina de ginástica e diz que já perdeu peso na atividade

Vitalidade, comprometimento e convivência. Palavras que definem o que o Núcleo de Integração Social da Pessoa Idosa do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Grande São Pedro representa para a vida de pessoas idosas que frequentam o espaço.

Diariamente, são oferecidas oficinas de atividade física (ginástica, alongamento, dança, forró e reforço muscular), artesanato (bordado livre, feltro, pintura em tecido, fuxico e bonecas) e memória ativa.

Todas as atividades são gratuitas e oferecidas nos períodos matutino e vespertino. Ainda há vagas para os munícipes interessados. Aqueles que desejarem tirar dúvidas sobre as aulas podem ir ao local, que fica na rua 23 de Abril, nº 35, na Ilha das Caieiras (próximo ao Residencial Santo André), ou ligar para o telefone 3381-3416.

Artesanato

"Não sabia nem colocar uma linha na agulha. Agora eu aprendi a exercitar a minha paciência e a minha criatividade na escolha das cores", disse Natalina Costa, de 62 anos, que faz a oficina de bordado.

"Fazia ponto cruz e vagonite, mas bordado é a primeira vez. Para mim aqui tem sido um bom passatempo. Se tivesse de segunda a domingo, estaria aqui. É muito boa a convivência", comentou Florinda Minchio Fortunato, 65.

"A única boneca que tive na infância na roça foi de milho. Aqui eu consigo brincar de fazer boneca. Assim, meus quatro netos e eu podemos brincar", comentou Cleusa Ribeiro, 64.

"Quando iniciei aqui, estava com câncer de pele e muito desanimada com a vida. Esse serviço faz a diferença na minha vida", declarou Maria Inês Brandino, 65.

"Percebemos o quanto essas pessoas idosas ficam felizes em estar aqui conosco todos os dias. Fazem  amizade e conversam. Conseguem sair diferentes de quando entram aqui. É um momento de terapia de todos. Elas são uma lição de vida para todos nós", falou a educadora social de Artes do Nispi, Marlene Gonçalves.

Ginástica 

"Já pesei 108 kg. No momento, estou com 85 kg. Não conseguia nem subir as escadas. Agora consigo subir correndo isso aqui. Iniciei atividade física e passei a comer melhor. Sou diabética e tenho pressão alta. Agora minhas taxas melhoraram", disse Maria Izabel Dias Fernandes, 64.

"Como moro sozinha, aqui é como se fosse minha família, pelo carinho que todos têm comigo. Desde que esse espaço inaugurou, em 10 minutos a pé estou aqui. Estou feliz, alegre e fazendo amizades", declarou Maria de Lourdes Costa de Jesus, 77.

Guiomedce Paixao
Céu São Pedro Cleuza
"Aqui eu consigo brincar de fazer boneca. Assim, meus quatro netos e eu podemos brincar", comentou Cleusa Ribeiro
Guiomedce Paixao
Céu São Pedro Jesuina
"Temos interação e alegria de vir para cá", ressaltou Jesuina Paiva das Virgens

Convívio

"Trabalhamos os três pilares da convivência: o social, o mental e o físico. Colocamos em prática também o que eles vivenciam no seu dia a dia, como subir e descer uma escada, abaixar para pegar um objeto e os seus deslocamentos de um lugar para o outro, por exemplo", ponderou a educadora social de Educação Física do Nispi, Claudia Rocha.

Memória

"Na oficina de memória, encontrei um amor para me divertir e melhorar a minha vida. Temos interação e alegria de vir para cá", ressaltou Jesuina Paiva das Virgens, 79 anos.

"Na oficina da memória, trabalhamos de forma preventiva para que, quando chegar o nível mais alto do esquecimento, esse cérebro esteja mais ativado. Trabalhamos muito o cognitivo, a concentração, o letramento e o raciocínio lógico das pessoas idosas", falou a educadora social de Memória, Cláudia Meira Queiroz.

Motivação

"Esse espaço foi inaugurado em maio deste ano, e as atividades estão motivando muito as pessoas idosas das comunidades do entorno, pois temos oficinas de memória, grupos reflexivos e atendimento psicossocial. É apaixonante o que oferecemos para eles e como eles nos cativam todos os dias", explicou a coordenadora do Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa (Nispi) de Jaburu, Santo Antônio e São Pedro, Jizelly Sacht Damascena Gomes.

Envelhecer

"Queremos proporcionar para a pessoa idosa um envelhecer ativo, saudável e autônomo, fortalecendo seus vínculos familiares e comunitários, fazendo a diferença positiva na vida deles", argumentou a coordenadora dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa, Penha Norbim.

Oficinas

Os quatro Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI's) de Vitória oferecem oficinas de atividade física, artesanato e memória afetiva para os munícipes.

Guiomedce Paixao
Céu São Pedro Maria de Lurdes
"Estou feliz, alegre e fazendo amizades", declarou Maria de Lourdes Costa de Jesus
Guiomedce Paixao
Céu São Pedro
Idosas participaram de oficina de memória ativa no Nispi

Voltar ao topo da página