Notícias

Oficinas ensinam a fazer panela de barro e dança para curtir o carnaval

Publicada em 22/01/2020, às 16h05

Por Danielly Campos, com edição de Josué de Oliveira

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Seme
Núcleo de robótica Escola da Ciência - Física
a Escola da Ciência-Física vai oferecer oficinas de robótica
Diego Alves
Paneleiras de Goiabeiras
Quem quiser aprender a fazer panela de barro também terá essa oportunidade

É tempo de férias escolares, e as Escolas da Ciência-Física, no Parque Moscoso, e de Ciências, Biologia e História, no Sambão do Povo, montaram uma programação especial, com oficinas, atividades lúdicas e muito conhecimento e diversão. Entre as atrações, há oportunidade para fazer panela de barro, origami, danças carnavalescas, brinquedos, robótica e traumatrópio, instrumento de visão de ótica.

“É uma oportunidade para as crianças, adolescentes e jovens da cidade, aproveitarem os últimos dias de férias escolares, aprendendo novos conhecimentos com muita diversão!”, ressaltou a secretária municipal de Educação em exercício, Janine Mattar Pereira de Castro.

Escola da Ciência-Física

Dividida em cinco salas temáticas, a Escola da Ciência-Física possui um acervo formado por 59 instrumentos nas áreas de mecânica, acústica, eletromagnetismo e ótica que demonstram na prática os fenômenos naturais, desmistificando a ciência física e trazendo-a para o cotidiano dos estudantes.

Até o fim deste mês, serão realizadas oficinas especiais, que vão aliar diversão ao aprendizado, com desafios práticos para aguçar a criatividade e a curiosidade. A entrada é gratuita, pela manhã as atividades são de 9h às 12 horas, e a tarde de 13 às 18 horas. As oficinas são realizadas no horário entre 10 e 16 horas.

Robótica

Nos dias 24 e 31, será realizada a oficina de robótica educacional. A oficina oferece noções de robótica e programação, fomentando a criatividade e o interesse pela ciência e tecnologia. A atividade é destinada para crianças acima dos 10 anos de idade.

Disco de Newton

Já nos dias 23 e 28, a oficina Disco de Newton ensinará a confeccionar um brinquedo que trabalha a imaginação com as 7 cores que compõem o arco-íris. A faixa etária indicada é a partir dos 7 anos de idade.

Equilíbrio

A oficina proposta no dia 27 vai ajudar a criançada a entender como cada objeto possui um ponto que o mantém em equilíbrio. A atividade pode ser feita pelas crianças de todas as idades.

Disco Flutuante

No dia 29, a oficina vai mostrar como um CD pode se mover sozinho, utilizando somente uma bexiga de ar. A atividade é para as crianças de todas as idades.

Bolha de Sabão

No dia 30 a criançada poderá observar o formato de uma bolha usando diferentes formas. A atividade é destinada a todas as idades;

Escola de Ciências, Biologia e História (ECBH)

O local oferece visitas monitoradas em um acervo que conta a história e a cultura capixabas, além de seus ecossistemas e espécies nativas da fauna e da flora. A escola estará aberta de segunda a sexta-feira, das 13:30 às 17:30 horas. A entrada é gratuita.

Além das tradicionais visitas guiadas, serão realizadas oficinas especiais até o fim do mês.

Passeando por Guananira

No dia 23, a oficina vai localizar a criança e o adolescente na cidade de Vitória, destacando praias, parques e demais pontos turísticos da cidade.

Danças Carnavalescas

Experimentações corporais e danças serão realizadas nos dia 24 e 31. A partir do Frevo, Samba, Rockongo e Bloco Ilê Aiyê, será enfatizada a diversidade do carnaval por todas as regiões do país.

Traumatrópio

Nessa oficina o aluno aprenderá a representar a fauna e a flora de nossos ecossistemas, através da produção de um instrumento de visão de ótica. Ela será realizada no dia 27.

Origami

A partir da tradicional arte japonesa, no dia 28 serão produzidas dobraduras representando animais da natureza.

Panelinha de Barro

A tradição cultural de produção de panelas de barro é uma das mais especiais de Vitória. Nessa oficina do dia 29, o aluno poderá preparar a sua própria panelinha de barro.

Animais Marinhos

A oficina do dia 30 vai apresentar uma grande parte da biodiversidade marinha que possuímos no Espírito Santo.


Voltar ao topo da página