Notícias

Oficinas de poesia e samba movimentam o verão no Centro-Pop

Publicada em 16/01/2020, às 08h35

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades

Carlos Antolini
OFICINA DE POESIA FALADA
O estilo de poesia slam está cativando os frequentadores do Centro-Po (ampliar)
Carlos Antolini
OFICINA DE POESIA FALADA
A ideia é despertar os talentos e valorizar experiências de vida (ampliar)

Para despertar talentos, valorizar as experiências de vida e estimular a criatividade dos assistidos, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está promovendo oficinas de slam (poesia falada) e de samba durante este mês. As oficinas de verão são realizadas em parceria com a Escola da Vida, com aulas sempre no turno da manhã, de segunda a quinta-feira.

Um estilo de poesia que cresce nos centros urbanos, o slam está cativando os frequentadores do Centro-Pop. "Eu acredito que a poesia é uma expressão de nossos sentimentos e de nossos sonhos. Eu quero me libertar dessa prisão sem graça que é a rua", disse Flávia Gomes Moreira.

"Eu voltei aos estudos no ano passado. Quero fazer a oficina de poesia para não perder o ritmo das aulas nesse período de férias", disse Joana D'Arc Pereira, diarista, que já superou a situação de rua.

A oficina é conduzida pelo poeta Jhon Conceito, que organiza as competições de slam - batalhas de versos - no Estado. "Eu também já vivi nas ruas e sei a riqueza que eles podem trazer à tona por meio do slam. Nós escrevemos a partir de nossa vivência, do nosso sofrimento com o preconceito, com a violência, com a exclusão, ao contrário de muitos autores, que escrevem do que não vivem", disse.

Jhon explica que o slam tornou-se uma forma de expressão contra o racismo, o machismo, a homofobia e a exclusão social em tom vigoroso e também poético e rimado. Os slammers - quem produz esse tipo de poesia - se apresentam em espaços abertos, como praias, praças e ruas, e principalmente em competições para um público em geral mais jovem.

Oficinas de Verão do Centro-Pop

Horário: das 9h às 11h30
Oficina de slam: Às segundas e quartas-feiras
Oficina de samba: Às terças e quintas-feiras
Local: Centro-Pop - avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, em Mário Cypreste (em frente ao Tancredão)


Voltar ao topo da página