Notícias

Oficina gratuita on-line sobre ferramentas digitais para contadores de histórias

Publicada em 13/07/2020, às 06h51

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Acervo pessoal
A bibliotecária e contadora de histórias Elijance Marques vai ministrar o curso
Elijance irá apresentar ferramentas digitais e falar da importância da adaptação dos contadores de história às novas tecnologias

Diante de tantos avanços no mundo virtual, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim realiza, no dia 17 de julho (sexta-feira), uma oficina on-line de ferramentas digitais para contadores de histórias.

A oficina "Contação de histórias: a oralidade no ambiente digital" será às 16 horas, tem duração de 1h30 e é gratuita. O período de inscrição vai até quinta-feira (16).

O curso será ministrado por Elijance Marques via Google Meet, que possui aplicativo gratuito para celular e pode ser acessado também pelo navegador no computador. O link para participação será enviado 30 minutos antes do curso.

A instrutora irá apresentar ferramentas digitais e falar da importância da adaptação dos contadores de história às novas tecnologias.

A ação faz parte do projeto "Viagem pela Literatura", realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc). 

Reinvenção

"Contadores de histórias contemporâneos precisam se reinventar para preservar memórias e manter viva a tradição da oralidade com as ferramentas disponíveis na atualidade. Reinvenção é a palavra. Ela faz toda a diferença nos tempos que estamos vivenciando", explica Elijance.

Elijance é graduada em Biblioteconomia pela Ufes, contadora de histórias e atua como bibliotecária na rede municipal de ensino de Vila Velha. Atualmente, cursa Rádio e Televisão na Escola Técnica Vasco Coutinho. 

Inovação

A coordenadora da Biblioteca, Elizete Caser, lembrou as iniciativas do projeto "Viagem pela Literatura" que também estão se adaptando ao modelo virtual.

"Será uma oportunidade para os contadores de histórias conhecerem novas formas de narração e as ferramentas que o mundo digital fornece para inovar e aprimorar suas próprias narrativas", afirmou Elizete. 

Inscrições

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para bmvitoria@vitoria.es.gov.br, contendo as seguintes informações:

- Nome;
- Profissão;
- Local de atuação (se houver);
- Telefone de contato.


Voltar ao topo da página