Notícias

Odomodê: confira as atividades para jovens neste mês de abril e participe

Publicada em 09/04/2021, às 12h34

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Renata Zacaroni


  • Igualdade de gênero
  • Redução das desigualdades

Irking Raymond
Oficina de Tranças CAS da Juventude
Público poderá participar, gratuitamente, de oficina de penteado afro, com ênfase na prática de tranças. (ampliar)
Divulgação Semcid
Odomodê Online
Por conta das medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19, Núcleo Afro Odomodê prepara atividades em ambiente virtual. (ampliar)

O Núcleo Afro Odomodê, que é um equipamento da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), preparou mais atividades on-line, a partir da próxima semana até o final deste mês de abril, para jovens da capital nesse período de pandemia do novo Coronavírus.

Nesta segunda-feira (12), às 19 horas, acontecerá o projeto Diálogo Odomodê com a realização do “Programa Hoow”. O jovem, escritor e orientador social, Felipe Rocha, é quem vai mediar o encontro virtual que será transmitido pelo Instagram (@odomodevitoria).

A proposta do projeto é trabalhar a formação cidadã e a valorização do espaço, abordando um gênero majoritariamente consumido por jovens negros de periferia, mas que possibilita o conhecimento da história, do passado e as origens deles: o hip-hop.

Além disso, com o encontro virtual é possível oportunizar aos adolescentes, jovens e suas famílias um espaço de participação (igualitária, plural e multirracial), de cidadania, de formação pessoal e profissional contribuindo para a melhoria da convivência familiar e comunitária. Um próximo encontro do Programa Hoow está marcado para o dia 26 de abril.

Estudantes do ensino médio

Já na terça-feira (13), às 19 horas, o Odomodê promove um bate-papo on-line com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Gomes Cardim. O encontro visa promover um diálogo sobre direitos humanos, cidadania, igualdade racial, além de divulgar a arte, a história, a cultura negra e as diversas formas de enfrentamento ao racismo.

A assistente social Adriana Shepherd dos Santos é quem vai conduzir a conversa virtual, que acontecerá por meio do Google Meet. O link será disponibilizado nos grupos de jovens de WhatsApp e no Instagram do Odomodê no dia do evento.

Sarau Empretesendo

Ainda, na terça-feira (13), será realizado mais uma edição do Sarau Empretesendo - PEDAGO’RIMA, que é um espaço de compartilhamento de saberes, de valorização da literatura afro-brasileira, da poesia marginal e da cultural urbana produzida pelos jovens.

Por meio da poesia, rima e da oralidade é discutido temas como preconceito, racismo, machismo, violência contra mulher, amor, relacionamentos afro centrados, potência juvenil, arte, cultura, história e religião. O jovem, escritor e orientador social, Felipe Rocha, é quem novamente vai mediar o encontro virtual que será transmitido pelo Instagram (@odomodevitoria), às 19 horas.

Penteado Afro

E com o objetivo de romper padrões e aproximar povos e culturas, além de estimular o empreendedorismo e geração de renda dos jovens participantes, o Odomodê realiza, na próxima quarta-feira (14), mais uma oficina de penteado afro, com ênfase na prática de tranças. A cabelereira Andréia Quitéria Santana Santos é quem vai ministrar a oficina, marcada para as 18 horas e terá transmissão pelo Instagram (@odomodevitoria).

InvestePreto

Andréia Quintéria também vai abordar o poder do trançado como geração de renda para os jovens da capital por meio do projeto InvestePreto, que está marcado para a quinta-feira (15), às 18 horas, também pelo Instagram do Odomodê (@odomodevitoria). Outra atividade do projeto, que tem o objetivo de fomentar a juventude negra sobre métodos de investimentos e gestão financeira, está programado para o dia 22 de abril.

Profissão

Para dialogar com os jovens sobre qualificação profissional e acesso aos cursos profissionalizantes, na próxima sexta-feira (16) acontecerá mais uma edição do projeto Afrofício. Dessa vez, os jovens receberão informações sobre o curso de Serviço Social com o especialista em Políticas Sociais José Gomes de Souza. O bate-papo virtual acontecerá pelo Instagram (@odomodevitoria), às 15 horas. Outro encontro está programado para o dia 23 de abril e vai abordar a atividade do digital influencer.

Mídias Sociais

“Os impactos das mídias sociais para a juventude em tempos de pandemia" é o tema da conversa virtual que o artista Thiago Coutinho vai levar aos jovens da capital, no dia 19 de abril, às 19 horas. O objetivo é promover um espaço de diálogo para a juventude, possibilitando a troca de informações e conhecimento sobre a temática proposta. A live acontecerá no Instagram do Odomodê (@odomodevitoria).

Espaço Jovem

O Espaço Jovem Odomodê realiza, no dia 20 de abril, às 18 horas, mais um encontro mensal para estimular o protagonismo juvenil e a promoção do diálogo sobre os direitos humanos, a cidadania e a igualdade racial, divulgando a arte e a cultura negras. A assistente social Adriana Shepherd dos Santos é quem também vai conduzir a conversa virtual, que acontecerá por meio do Google Meet. O link será disponibilizado nos grupos de jovens de WhatsApp e no Instagram do Odomodê no dia do evento.

Obinrin

O Grupo de Estudos e Empoderamento da Mulher Negra - Obinrin promove mais uma rodada de conversa para debater “O Poder da Coletividade". O encontro será pelo grupo de jovens do WhatsApp, no dia 27 de abril, a partir das 18 horas, e contará com a participação de Winy Rocha, Valquíria Santos e Adriana Monteiro.
O Obinrin desenvolve, constantemente, ciclos de conversas de forma espontânea ou sequenciais como espaço de formação e troca de saberes, através de temáticas específicas de recorte étnico-racial feminino, promovendo o despertar para as questões raciais das mulheres negras sob um panorama histórico-cultural e religioso.

Grupo de Estudos Mandela

Também no dia 27 de abril, acontece o encontro do Grupo de Estudos Mandela, que discute a cultura afro e promove o resgate e o fortalecimento da identidade étnico-racial. Por meio de bate-papos, o grupo possibilita o contato com a ancestralidade, além do reconhecimento e valorização da importância da cultura africana na formação do povo brasileiro. O jovem, escritor e orientador social, Felipe Rocha, é quem novamente vai mediar o encontro virtual que será transmitido pelo Instagram (@odomodevitoria), às 19 horas.

Afromix Odomodê

Fechando a programação do mês de abril, no dia 29, às 19 horas, acontecerá a atividade Afromix Odomodê – Nós por Nós! O evento tem por objetivo apresentar para a juventude da capital um mix da cultura afro-brasileira de forma lúdica e dinâmica, com apresentações culturais e artísticas com muito afeto.
A transmissão acontecerá por meio da plataforma Google Meet. O link será disponibilizado nos grupos de jovens de WhatsApp e no Instagram do Odomodê no dia do evento.

Parceria

As atividades realizadas pelo Núcleo Afro Odomodê são uma iniciativa da Semcid, por meio da Coordenação de Políticas dos Direitos da Juventude, em parceria firmada por termo de colaboração do chamamento público com a Organização Bem Brasil - Instituto de Desenvolvimento Social.


Voltar ao topo da página