Notícias

Núcleos Esportivos contribuem para a formação de crianças e jovens de Vitória

Publicada em 07/02/2023, às 15h20 | Atualizada em 07/02/2023, às 20h26

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Parcerias e meios de implementação

Samira Gasparini
Escolinha de Natação
Natação é uma das escolinhas oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Formar mais do que atletas, mas cidadãos, conscientes dos seus deveres, direitos e do seu papel na sociedade, é um dos objetivos primordiais do Esporte.

Em Vitória, milhares de crianças e jovens tem suas vidas impactadas positivamente pela prática esportiva, seja ela amadora ou profissional, através do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp).

A secretaria, que tem sua sede localizada dentro do Complexo Esportivo do Tancredão, se dedica a promover, continuamente, a prática do esporte e do lazer através de uma série de ações e projetos que envolvem crianças, jovens e adultos de toda a cidade.

Entre eles, são as crianças e jovens o maior público atendido, por meio das dezenas de escolinhas de esporte que são ofertadas nos Núcleos Esportivos da Prefeitura.

"Os núcleos estão espalhados pelos quatro cantos da cidade e funcionam em praças, quadras, espaços públicos e também através de parcerias com instituições. Tudo é gratuito, ou seja, sem qualquer custo para o aluno ou sua família", explica a professora Sara Marques, coordenadora de Programas Esportivos e Lazer de Vitória.

Várias modalidades

Ao todo são 33 núcleos, que oferecem diversas escolinhas em modalidades como natação, vôlei, vôlei de praia, basquete, futsal, ginástica artística, atletismo, judô, futebol society e beach soccer.

"São atendidas, todo mês, mais de 1.400 crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos, em um trabalho conjunto que envolve centenas de profissionais atuando em vários bairros da cidade", revela o chefe de equipe, Raphael Lozer.

"Também há modalidades em que são atendidos jovens até 17 anos, que são o vôlei de praia, vôlei de quadra e judô", pontua Raphael.

Esporte e lazer na rua

Além dos Núcleos Esportivos, as crianças, jovens e famílias de Vitória também contam o programa Rua Viva e Feliz, que integra atividades esportivas e de lazer com ações de cultura, educação, bem-estar, saúde e cidadania, com disponibilidade de brinquedos infláveis e recreação em diversos bairros da capital.

André Sobral
Ciclofaixa que liga o Tancredão a Rua de Lazer
Ruas de Lazer também faz parte do programa e são realizadas todos os domingos.

A Ciclofaixa e a Rua de Lazer também fazem parte do programa e são realizadas todos os domingos e feriados nacionais do ano, sendo mais uma opção saudável que alia lazer e esporte de forma totalmente gratuita e segura.

Esporte e cidadania

"Fomentar a prática esportiva e o lazer, promovendo também a cidadania e a importância do bem-estar comum, é um dos compromissos que temos com nossas crianças, adolescentes e jovens de Vitória. Além de formar atletas, o esporte é, antes de tudo, um formador de cidadãos, sempre pautados por valores fundamentais como empatia, disciplina, trabalho em equipe e dedicação", conta Sandro Parrini, secretário de Esportes e Lazer de Vitória.

Quem quiser saber mais detalhes sobre as Escolinhas de Esportes da Semesp e sobre como participar, basta entrar em contato com a coordenação de Programas Esportivos e de Lazer pelo telefone (027) 3382-6430.


Voltar ao topo da página