Notícias

Núcleos de paradesporto da PMV fazem vídeos para alunos manterem atividades

Publicada em 07/05/2020, às 16h46

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semesp
Núcleo de paradesporto mantém atividades na quarentena
Professores do núcleo de paradesporto da PMV fazem vídeos dando dicas de exercícios para alunos fazerem em casa (ampliar)

Os núcleos de paradesporto da Prefeitura de Vitória - atletismo, natação e bocha - estão trabalhando em conjunto para minimizar os impactos do isolamento social por conta da pandemia do coronavírus e manter os alunos em atividade nesta época.

Os professores estão fazendo vídeos educativos e elaborando planilhas de exercícios para que os alunos, que têm variadas deficiências, possam fazer atividades com segurança dentro de casa.

O professor Gusmão, que treina todos os níveis de atletismo, por exemplo, está prescresvendo semanalmente planilhas para que os alunos possam seguir em casa. Todo material é compartilhado via grupos de WhatsApp e o atendimento é feito quase que individualmente.

Professor do núcleo de iniciação de natação, Pedro Henrique Moschen também está interagindo com os atletas. "Fizemos um planejamento, e cada vídeo é feito para um tipo de deficiência, com alongamentos, ginástica ou brincadeiras para pessoas com deficiência visual ou intelectual".

Divulgação Semesp
Núcleo de paradesporto mantém atividades na quarentena
Tiozinho faz exercícios de alongamento e outras atividades para não perder o preparo (ampliar)

Motivação

Os atletas de alto rendimento mantêm a motivação na quarentena. É o caso do multicampeão de natação paralímpica Tiozinho. Ele conta que a equipe está bem organizada para manter o foco mesmo fora das piscinas.

"Nosso treinamento está sendo de segunda a sexta-feira. Trabalhamos academia, força e resistência. Trabalhamos também funcional, como alongamento. Temos até reuniões on-line para sanar dúvidas, falar de estilo de nado... Estamos vendo matérias e filmes. É um treinamento como se estivéssemos na água. Assim, quando os treinos voltarem, daremos continuidade. Queremos manter o melhor possível da performance".

Adaptação

"Diante da percepção de que a situação da pandemia e as restrições devem durar mais do que imaginávamos, a gente se vê diante de uma necessidade de tomar atitudes para adaptar o serviço. Então elaboramos para as pessoas com deficiência uma maneira de continuar motivando e auxiliando na manutenção da saúde física e mental delas. Vamos intervir na vida desses alunos positivanente da forma que for possível para cada um. Solicitamos aos professores um atendimento remoto para manter o vínculo de todos com o projeto", disse a coordenadora do Projeto de Paradesposto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), Tainá Gusmão.


Voltar ao topo da página