Notícias

Núcleo de Foto do Circuito Cultural lança exposição on-line sobre quarentena

Publicada em 14/05/2020, às 13h31

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural
Alunos fazem Ensaio de Quarentena sobre cenas do cotidiano durante o isolamento social
Belezas da Ilha das Caieiras foram registradas pelas lentes dos celulares dos alunos do Circuito Cultural para a exposição virtual
Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural
Alunos fazem Ensaio de Quarentena sobre cenas do cotidiano durante o isolamento social
Pássaros também viraram personagens da exposição

Em cada casa, um olhar sobre o mundo. Neste momento de isolamento social, o Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural registrou das lentes do celular a visão de cada aluno isolado em sua residência. As fotos acabaram virando a exposição virtual "Ensaio de Quarentena", por meio da instrutora Ariane Piñero, que reuniu o material em um vídeo.

Os retratos trazem os mais diferentes tipos de realidade, com elementos que fazem parte do cotidiano dos alunos, como a paisagem da Ilha das Caieiras, flores nascendo no jardim, ruas vazias vistas da janela, pássaros e pessoas que convivem dentro da mesma casa. A exposição traz três fotografias de cada um dos 16 alunos que participaram da atividade.

O Circuito Cultural é uma política pública da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Clique aqui para ver a exposição

Olhar

"Os alunos puderam aguçar o olhar para pequenos objetos de dentro de casa, agora com mais tempo para perceber a luz, o modo como ela incide sobre esses objetos. Puderam ainda socializar com os demais esses sentimentos através da fotografia. Os alunos relacionaram o que vivem ao universo fotográfico, observando o melhor jeito de registrar o que veem diariamente", explicou a instrutora, que já promete uma nova exposição on-line.

Os sentimentos de cada um neste isolamento também podem ser sentidos nas fotografias, que já trazem parte da visão de mundo e sensações neste momento exigido pela pandemia.

"Diversas fotografias vieram acompanhadas da reflexão sobre a quarentena e seus efeitos sobre nossa convivência. Questões como o distanciamento social e o equilíbrio emocional obtido através da arte também aparecem nesse trabalho", afirmou a instrutora. 

Aulas on-line

Desde o início da pandemia, a instrutora mantém contato com os alunos por meio do WhatsApp e fornece materiais como apostilas e vídeos, com o intuito de aprimorar a visão dos alunos na fotografia. Ariane então propõe exercícios para que os alunos pratiquem os conhecimentos teóricos adquiridos nos materiais.

As aulas e oficinas do Circuito Cultural e de outros espaços da Semc estão ocorrendo de maneira virtual, enquanto houver a necessidade de isolamento social para a prevenção do coronavírus.


Voltar ao topo da página