Notícias

Nova Palestina recebe grande ação de combate à dengue neste sábado (4)

Publicada em 03/01/2020, às 15h06 | Atualizada em 04/01/2020, às 08h55

Por Milene Miguel, com edição de Edlamara Conti


  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
Marinheiros e agentes de saúde e vistoriam caixa d
Na ação, serão realizados cobertura de caixas d’águas, eliminação de criadouros e orientação aos moradores

Chuva e calor são um alerta para infestação de mosquitos e o período sazonal contribui para este aumento. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Central de Serviços, programou para este sábado (4), das 8 às 12 horas, uma grande ação de mobilização para combater o principal vetor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti.

A ação será realizada no bairro Nova Palestina e contará com a colaboração de centenas de pessoas, entre voluntários, Agentes de Combate a Endemias (ACS), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), garis, entre outros.

Na ocasião, serão intensificadas as visitas domiciliares, onde os ACE irão eliminar criadouros, cobrir caixas d’águas e orientar os moradores a realizarem o ‘checklist’ semanal. Também haverá retirada de resíduos móveis e distribuição de sacos de lixo para que a população possa ajudar na remoção de resíduos nos ambientes.

“Para a gerente de vigilância em saúde da Semus, Arlete Frank Dutra, o movimento é importante para que as pessoas se sensibilizem e cuidem de seus imóveis. "A orientação é que as pessoas fiquem atentas com depósitos de água parada e tomem medidas preventivas para evitar as arboviroses (dengue e chikungunya)", disse.

Principais criadouros

Estudos realizados a partir das visitas dos agentes de combate às endemias apontam que 80% dos focos do Aedes aegyti estão dentro dos imóveis.

Em Vitória, os principais focos desse mosquito estão em locais que acumulam água com facilidade, tais como:

- Vasos de plantas
- Frascos ou vasos ornamentais com água
- Caixa d’água destampada
- Ralos
- Tanques
- Calhas e lajes
- Pneus
- Garrafas, copos e latas descartados de forma irregular no lixo

Checklist

Para auxiliar o morador da capital, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist no aplicativo Vitória Online, no link "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Voltar ao topo da página