Notícias

Nova ferramenta agiliza busca por documentos perdidos em Vitória

Publicada em 06/01/2020, às 16h45

Por Danielly Campos, com edição de Josué de Oliveira

Com a colaboração de Josué de Oliveira


  • Indústria, inovação e infraestrutura

Divulgação PMV
documentos perdidos
A ferramenta vai trazer mais facilidade e agilidade para quem perdeu documento

Quem já perdeu um documento sabe o tempo que se gasta, junto às instituições, para verificar se o objeto foi encontrado. Agora, em poucos segundos e de qualquer lugar, o morador ou turista poderá fazer a consulta com agilidade e conforto, em Vitória. A busca será virtual com o novo site Documentos Perdidos.

Para consultar, basta fazer a busca por nome. O sistema informa, em seguida, qual o tipo documento, como Identidade e CPF, que foi encontrado. O Documentos Perdidos conta com um contador com o total de documentos perdidos cadastrados no sistema. Para se ter uma ideia, em novembro do ano passado, era 7200

“Por uma questão de sigilo, os números do documento não são informados. O dono é orientado a ir à Casa do Cidadão, em Maruípe, para pegar o objeto , com um outro documento com foto . Esta é mais uma ação de modernização dos serviços da Prefeitura de Vitória, tornando o trabalho, que era presencial, mais eficiente e ágil”, afirmou o subsecretário de Tecnologia da Informação (SubTi) e secretário de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos.

O Documentos Perdidos foi desenvolvido pela equipe da SubTi. Antigamente, a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) fazia a publicação da lista com todos documentos perdidos todo mês no Diário Oficial.

Para o secretário da pasta, Bruno Toledo, com a implantação desse sistema de busca, "estamos aprimorando o serviço de entrega de documentos perdidos e dando ao cidadão um ferramenta extremamente útil para tentar evitar maiores transtornos quando do extravio de documentos".

Alerta

Quem tem o aplicativo Vitória Online, que reúne vários serviços virtuais da Prefeitura, no celular e perdeu um documento receberá um alerta de que o documento foi encontrado. O Vitória Online pode ser baixado gratuitamente na loja virtual para telefones com sistema Android e IOS.

Identidade

É importante ressaltar que carteiras de Identidades encontradas com mais de dez anos da data de expedição obrigatoriamente devolvidas para a Polícia Civil.


Voltar ao topo da página