Notícias

Música, dança e animação: evento Todos os Ritmos reúne idosos na capital

Publicada em 15/08/2022, às 17h40

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Evento Todos os Ritmos CCTI - Domingas Araújo
Domingas Araújo no evento Todos os Ritmos. (ampliar)
Foto Divulgação
Evento Todos os R´itmos CCTI - Izis Carneiro
Izis Carneiro no evento Todos os Ritmos. (ampliar)

O ditado popular "quem canta é mais feliz" foi colocado em prática por, aproximadamente, 200 idosos, na tarde da última sexta-feira (12), quando encheram de alegria a área de conveniência do Serviço de Conveniência e Fortalecimento de Vínculos (CCTI) do Centro de Vitória. Mais feliz ainda é quem une as músicas de todos os ritmos com a dança. Foi o que aconteceu lá nesse equipamento da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas).

O evento "Todos os Ritmos" reuniu pessoas acima dos 60 anos que participam de atividades de alguns dos diferentes espaços do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos CCTI do Centro da capital,  Santo Antônio, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maria Ortiz, além do Núcleo de Integração Social para Pessoas Idosas (Nispi) de São Pedro e do Jaburu.

"Estou feliz da vida com integração de todas as idades. Estou frequentando o CCTI há apenas cinco meses, mas isso é muito importante. É preciso ter esse momento de encontro cultural", disse Regina Celle de Oliveira, de 68 anos, que mora no bairro Tabuazeiro.

O prefeito Lorenzo Pazolini esteve presente, partilhou da alegria e lembrou a importância de promover a qualidade e vida dos idosos e momentos como esse. "Para ser feliz não tem idade! Entrei no embalo, aproveitei a oportunidade e soltei a voz! É uma alegria imensa participar de uma atividade promovida pela Assistência Social, promovendo a cidadania para os idosos da capital", disse.

Música, dança e animação: evento Todos os Ritmos reúne idosos na capital

O sentimento de alegria também tomou conta de Jarbas Ferreira dos Santos, de 84 anos. Ele contou que frequentar o Serviço já o faz se sentir muito bem, mas o evento o deixa ainda mais animado e feliz.

Dona Izis Carneiro, de 75anos, que frequenta o CCTI Maria Ortiz e faz parte do grupo de congo do equipamento foi só elogios para o evento. Já a dona Dominga Araújo de Souza, de 86 anos, disse que estava emocionada e encantada com o evento. "Está tudo lindo. Esta é a primeira vez que participo", contou. Ela disse que estava feliz por ter aceitado o convite feito pelo "neto", chamado por ela de Marcelo Leonardo, que atua como voluntário no Grupo de Terceira Idade da Unidade de Saúde Nova Palestina.

Dona Dominga disse que ficou ansiosa, contando as horas para pegar a condução para ir até o CCTI do  Centro. "Gosto de estar no meio das pessoas, gosto de conversar e, ele (Marcelo) disse que teria muitas pessoas, aí fiquei animada", comentou ela.

Para a gerente de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Cristina Silva, o encontro proporciona, ainda, a intergeracionalidade e o fortalecimento dos vínculos afetivos, já que o evento vai abrir espaço para receber crianças e adolescentes atendidos nos SCFV  Cajun e munícipes atendidos pelo Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD).

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, o "Todos os Ritmos" é uma oportunidade de reunir  cidadãos que são usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semas. "Com a pandemia ficou evidente o quanto a Convivência é importante para todos nós. Na política de Assistência Social esse é um conceito essencial e que faz muita diferença na vida das pessoas", avalia.

Foto Divulgação
Evento Todos os Ritmos CCTI - Jarbas Ferreira dos Santos
Jarbas Ferreira dos Santos no evento Todos os Ritmos. (ampliar)
Foto Divulgação
Evento Todos os Ritmos CCTI - Regina celle
Regina celle no evento Todos os Ritmos. (ampliar)

Voltar ao topo da página