Notícias

Mucane realiza formação em dança afrobrasileira cênica na próxima semana

Publicada em 10/01/2020, às 09h05

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Josué de Oliveira


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Alberto João/Globo Online
Mercedes Batista
Mercedes Baptista é coreógrafa e bailarina clássica

O Museu Capixaba do Negro (Mucane) promove na próxima semana um curso de formação sobre o método de Mercedes Baptista, precursora da dança afrobrasileira cênica. O curso será realizado de 13 a 17 de janeiro, das 8 às 17 horas, na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi. As inscrições são gratuitas e serão feitas no primeiro dia da atividade.

O responsável por transmitir o método, atualmente utilizado no curso de qualificação profissional em Dança Afrobrasileira Cênica do Mucane, museu da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), é o instrutor Renato Santos. Podem participar da formação pessoas a partir dos 15 anos. 

Mercedes Baptista

Coreógrafa, pesquisadora, professora, produtora e bailarina clássica, Mercedes Baptista foi precursora da dança afrobrasileira cênica, que aproxima as danças dos orixás às técnicas da dança moderna.

Mercedes Baptista, formada em balé clássico, fundamentou seu método/sistema através de estudos e pesquisas com o artista, intelectual, ativista social e defensor da cultura negra Abdias do Nascimento, no teatro experimental do Negro (Rio de Janeiro), nos anos 1940.

Também se aprofundou nos métodos de dança moderna norte-americana, principalmente, com a antropóloga e coreógrafa Katharine Dunhame, em Nova Iorque, nos anos 1950, sendo a primeira a consolidar um método/sistema de dança que colocou em cena os saberes multidimensionais dos gestuais afrobrasileiros.  

Serviço
Curso de formação do método de Mercedes Baptista
Quando: 13 a 17 de janeiro
Horário: das 8 às 17 horas
Onde: Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi – Avenida Jerônimo Monteiro, 656 – Centro
Inscrições: presencialmente no primeiro dia da atividade
Classificação indicativa: a partir de 15 anos


Voltar ao topo da página