Notícias

Mosquitos: fumacê circula diariamente pelos bairros da capital

Publicada em 05/11/2019, às 16h12

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação CVSA/Semus
Fumacê
Carro fumacê faz aplicação espacial de inseticida na rua Carlos Martins, em Jardim Camburi (ampliar)

A cada mês, a Secretaria Municipal de Vitória (Semus), através do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), divulga o itinerário diário do carro fumacê, técnica de aplicação espacial de inseticida, para combater os mosquitos na capital.

Em novembro, os primeiros bairros que receberam o carro foram: Jardim Camburi, Redenção, São José, Santo André, Ilha das Caieiras, São Pedro, Santos Reis, Comdusa, Universitário, Conquista, Mata da Praia, Jardim da Penha e Pontal de Camburi. Veja algumas fotos da ação:

Fumacê

Na madrugada desta quarta-feira (6), o carro passará novamente pelo bairro Jardim Camburi e também pela Praia do Canto. Além disso, há ações de manutenção da aplicação de larvicida biológico em alagados, valas e bueiros em vários bairros.

"O roteiro teve como base os bairros que apresentaram maior incidência de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, quantidade de mosquitos nas armadilhas de monitoramento e reclamações recebidas pelo Fala Vitória 156", explica o diretor do CVSA, Rogério Almeida.

Divulgação Semus
Alunos conscientizados sobre combate aos mosquitos
Alunos da Emef Aristóbulo Barbosa Leão foram conscientizados sobre o combate aos mosquitos (ampliar)

Alunos são instruídos a combater a dengue

Na manhã desta terça (5), uma equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Unidade de Saúde da Praia do Suá esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aristóbulo Barbosa Leão, no bairro Bento Ferreira, realizando o trabalho de sensibilização dos alunos.

"Ao ensinarmos crianças e adolescentes, estamos os incentivando a se tornarem vigilantes, a ajudar seus pais e servirem de exemplo para a comunidade", disse a diretora da unidade, Rosana da Rocha Honório.

Checklist

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o checklist para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". O munícipe escolhe uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.


Voltar ao topo da página